TRABALHADORES DAS PROFISSÕES CIENTÍFICAS, TÉCNICAS, ARTÍSTICAS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS | |||
PROFESSORES | |||
Professores de disciplinas pedagógicas de ensino superior | |||
Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base lecionam as matérias pedagógicas em cursos superiores. Suas funções consistem em: ministrar aulas teórico-práticas de didática, prática de ensino, orientação educacional, pesquisa educacional e outras disciplinas pedagógicas, supervisionar estágios regulamentares e efetuar a avaliação do aprendizado. Os professores que lecionam disciplinas pedagógicas em cursos de ensino de 2º grau estão classificados em 1-41, professores de ensino de 2º grau. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 1-31.20 | Título: Professor de didática (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona didática em cursos superiores de pedagogia, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para possibilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos necessários à aplicação das técnicas de ensino: | |
Descrição detalhada: realiza pesquisas e estudos, utilizando documentação científica e outras fontes de informação, para acompanhar a evolução das ciências, especialmente na área da didática; prepara o plano de curso, selecionando tópicos do programa e estabelecendo a metodologia a ser seguida de acordo com os objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; ministra as aulas, expondo os fundamentos teórico- práticos da didática, criando situações propícias à discussão e aplicação de teorias e métodos didáticos, para possibilitar aos alunos a formação necessária à sua atuação na área pedagógica e outras afins; estabelece tarefas individuais ou em grupos, recomendando bibliografia, a fim de contribuir para a ampliação de conhecimentos e a manifestação de espírito crítico e de iniciativa dos alunos; determina e supervisiona as práticas de laboratórios de audiovisuais ou outras atividades similares, orientando experiências e aplicações, para desenvolver nos alunos a vivência do método científico e possibilitar-lhes uma formação teórico- prática mais completa; elabora e aplica provas e testes ou outros métodos usuais de avaliação de conhecimentos, baseando-se nas aulas ministradas e nas pesquisas efetuadas pela classe, para verificar o grau de aproveitamento e formar um conceito de cada aluno. Pode pronunciar conferências sobre temas específicos da disciplina que leciona. Pode encarregar-se da organização e direção de uma faculdade ou de outros estabelecimentos de ensino superior. Pode organizar e dirigir cursos extra-universitários. |
Nº da CBO: 1-31.30 | Título: Professor de prática de ensino (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona prática de ensino em cursos superiores de pedagogia, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia, desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos e supervisionando estágios regulamentares, para possibilitar a formação prática dos alunos: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de didática (ensino superior) (1-31.20), porém é especializado em ministrar conhecimentos das diversas práticas de ensino, como elaboração de planos de aula, questionários, testes e provas, métodos e critérios de correção das mesmas, critérios de atribuição de notas ou conceitos e outros similares e em organizar e supervisionar estágios dos alunos em unidades de ensino de 1º e 2º graus. |
Nº da CBO: 1-31.40 | Título: Professor de orientação educacional (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona orientação educacional em cursos superiores de pedagogia, transmitindo os conhecimentos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para possibilitar aos alunos a formação necessária à promoção do ajustamento pessoal, social, educacional e vocacional dos futuros educandos que estarão sob sua responsabilidade: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de didática (ensino superior) (1-31.20), porém é especializado em transmitir ensinamentos relativos à orientação educacional, levando os alunos ao conhecimento das técnicas de orientação no que concerne ao desenvolvimento integral da personalidade da criança e dos adolescentes, à integração dos mesmos na escola e na família, e à descoberta de suas aptidões, capacidade e limitações, para a escolha de uma profissão. |
Nº da CBO: 1-31.50 | Título: Professor de pesquisa educacional (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona fundamentos de pesquisa educacional em cursos de pedagogia de ensino, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos científicos, para possibilitar aos alunos a formação necessária à cooperação no processo de desenvolvimento educacional e cultural da sociedade em que vivem: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de didática (ensino superior)(1-31.20), porém é especializado em transmitir conhecimentos relativos à pesquisa educacional, como o estudo dos problemas atuais da educação brasileira, a formulação de planos e projetos para a sua solução, a promoção do progresso do ensino e da pesquisa no campo pedagógico. |
Nº da CBO: 1-31.90 | Título: Outros professores de disciplinas pedagógicas de ensino superior |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os professores de disciplinas pedagógicas de ensino superior não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que ministram aulas de estrutura e funcionamento de ensino de 1º e 2º graus, princípios e métodos educacionais, medidas educacionais ou tecnologia educacional, em cursos superiores de pedagogia. |