Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base planejam, organizam e controlam as atividades administrativas e as relacionadas a pessoal e relações públicas e participam da elaboração das políticas de ação de uma empresa. Suas funções consistem em: participar da fixação da política geral da empresa em relação aos planos de desenvolvimento; assessorar nos estudos sobre assuntos administrativos, de pessoal e relações públicas; estabelecer procedimentos gerais para os trabalhos relativos à administração, contratação de pessoal e relações com outras empresas; coordenar as atividades dos setores subordinados e sua unidade gerencial; cooperar nos estudos de organização dos serviços; assessorar nas negociações com outras entidades, dentro da política institucional da empresa. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 2-41.20 | Título: Gerente administrativo |
Descrição resumida: Exerce a gerência dos serviços administrativos de uma empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, como os relacionados à informação, comunicação, transporte interno, expediente, material, arquivo e outros, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando resultados, para assegurar tramitações rápidas de informação entre as diversas unidades, utilização adequada do material e processamento das demais atividades dentro da respectiva política de ação. | |
Descrição detalhada: identifica as necessidades da empresa referentes a registros, arquivos, serviços de informação e comunicação e outros, assim como dos recursos humanos indispensáveis, avaliando o material disponível, as possibilidades de suprir as carências existentes e de implantar outros serviços, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral e a gerência de outras unidades da empresa sobre assuntos relativos à administração, intercambiando informações e debatendo esses assuntos, para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; controla a operacionalização dos processos administrativos de uma agência de banco, procurando dirimir dúvidas de acordo com procedimentos contábeis, pela conferência da reserva de numerário, pelo recolhimento de tributos devidos, pelo controle de reposição de talão de cheques, pelo acompanhamento dos balanços e balancetes, pela análise dos processos de abertura de contas, pela autorização de estornos e verificação dos demonstrativos de caixa, pela supervisão, cadastramento e/ou alteração no sistema on-line, minimizando os custos e buscando o lucro e o bom atendimento; participa da elaboração da política administrativa da empresa, colaborando com informações, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos e para a articulação da área administrativa com as demais; elabora o plano de atividades de sua área gerencial, como as referentes aos serviços de informação, comunicação, organização e métodos, utilização de equipamentos, processamento de dados, arquivos e outros, baseando-se nos objetivos a serem alcançados, e na disponibilidade de recursos materiais e humanos, para definir prioridades, sistemas e rotinas referentes a esses serviços; organiza os trabalhos administrativos distribuindo-os pelos diversos setores e estabelecendo normas e procedimentos a serem seguidos, para assegurar o fluxo normal dos trabalhos, os resultados previstos e padrões administrativos uniformes na área que gerencia; controla o desenvolvimento dos programas administrativos, orientando os executores na solução de dúvidas e problemas, tomando decisões ou sugerindo estudos pertinentes, para possibilitar melhor desempenho dos trabalhos e avaliação de seus efeitos; zela pela observância das disposições regulamentares internas e das emanadas de legislação especial, acompanhando o processamento das atividades administrativas e verificando as condições de higiene e segurança do trabalho e outros fatores, para assegurar a normalidade dos serviços planejados e organizados; avalia os resultados dos programas, consultando o pessoal encarregado dos diversos setores administrativos, para detectar falhas e determinar ou propor as modificações necessárias; informa a direção geral sobre o processamento dos trabalhos e resultados alcançados, elaborando relatórios ou através de reuniões ou outros meios, para possibilitar a avaliação geral das políticas aplicadas e sua conjugação com as demais políticas. Pode providenciar e concluir procedimentos relativos à compra de materiais, equipamentos e outros insumos básicos. Pode adotar normas de segurança para proteção de pessoas e patrimônio da empresa. Pode analisar, administrar e autorizar pagamentos de contratos. |
Nº da CBO: 2-41.25 | Título: Gerente executivo |
Descrição resumida: Planeja, organiza e controla as atividades das diversas agências acompanhando e avaliando o desempenho dos seus titulares e dos produtos por eles administrados, elaborando relatórios e fornecendo subsídios que visem à fixação de novas políticas de ação e aperfeiçoamento ou extinção das existentes, para assegurar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos pela direção: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o gerente administrativo (2-41.20), porém é especializado em coordenar equipes e seus resultados, inclusive nos processos de implantação dos sistemas automatizados nas agências e o respectivo treinamento do pessoal, exercendo o controle geral sobre os procedimentos adotados na rede, padronizando-os da forma mais adequada e coordenando a execução dos serviços administrativos, visando acumular e transmitir informações que permitam detectar desvios entre os objetivos propostos e os alcançados. |
Nº da CBO: 2-41.30 | Título: Gerente de pessoal |
Descrição resumida: Exerce a gerência dos servidores da área de pessoal, em empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, como os relacionados à contratação, formação profissional, salário, segurança e outros, planejando, organizando e controlando programas e sua execução e avaliando resultados, para possibilitar a seleção de trabalhadores qualificados, dar aos mesmos condições de desempenho de suas tarefas e, em conseqüência, assegurar o processamento ordenado e eficaz dos trabalhos: | |
Descrição detalhada: identifica os recursos de pessoal imprescindíveis às diferentes unidades da empresa, analisando os quadros existentes e as possibilidades de sua ampliação ou modificação, conforme necessidades presentes e futuras, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral e a gerência de outros departamentos sobre assuntos relativos a pessoal, como contratação, escalas salariais, emprego e jubilação de trabalhadores e outros, intercambiando informações e debatendo esses assuntos, para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; participa da elaboração da política empresarial da área que gerencia, colaborando com informes, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos e para a articulação de sua gerência com as demais; elabora o plano de atividades de pessoal, como as referentes à formação profissional, contratação, promoção, estrutura salarial, regulamentos, normas de segurança, higiene e bem-estar dos trabalhadores e outras, baseando-se nos objetivos a serem alcançados e na disponibilidade de recursos materiais e humanos, para definir prioridades, sistemas e rotinas referentes a essas atividades; organiza as atividades de departamento de pessoal, distribuindo-as pelos setores competentes e estabelecendo os procedimentos específicos a cada uma das normas a serem seguidas, para assegurar o fluxo normal dos trabalhos, os resultados previstos e padrões regulamentares uniformes na área que gerencia; controla o desenvolvimento dos programas nos diferentes setores da área de pessoal, orientando os executores na solução de dúvidas e de problemas e sugerindo estudos, pesquisas, reciclagem ou treinamentos requeridos, para ensejar melhor desempenho dos trabalhadores e a avaliação dos resultados do trabalho; propõe transferências, afastamentos e demissões de pessoal, baseando-se nas leis trabalhistas e nas práticas internas, para atender a solicitações pessoais, aos interesses da empresa ou a disposições legais; assessora a direção geral nos entendimentos com representantes de organizações trabalhistas, emitindo pareceres sobre as matérias tratadas, para organizações trabalhistas, para assegurar providências compatíveis com os interesses da empresa e do pessoal; avalia os resultados dos programas, consultando os encarregados dos setores de pessoal, para identificar falhas e estabelecer ou propor as modificações necessárias; informa a direção geral sobre o processamento dos trabalhos e resultados alcançados, elaborando relatórios ou através de reuniões e outros meios, para possibilitar a avaliação geral das políticas aplicadas e sua conjugação com as demais políticas. |
Nº da CBO: 2-41.40 | Título: Gerente de relações públicas |
Descrição resumida: Exerce a gerência de atividades referentes a relações públicas, em uma empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, planejando, organizando e controlando essas atividades e avaliando resultados, a fim de contribuir para melhor divulgação da empresa, de seus produtos e de sua função social: | |
Descrição detalhada: determina os recursos e técnicas de comunicação e divulgação imprescindíveis ao estabelecimento de informações de caráter institucional entre a entidade e o público, analisando a situação existente, estabelecendo diretrizes conforme as necessidades presentes e futuras da empresa, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral e a gerência de outras unidades da empresa sobre assuntos ligados a relações públicas, intercambiando informações e debatendo esses assuntos, para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; participa da elaboração da política de relações públicas, colaborando com informes, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos e para a articulação dessa área com as demais; planeja os programas de apresentação à comunidade dos objetivos e realizações da empresa, baseando-se na disponibilidade de recursos para definir prioridades, sistemas e rotinas referentes às atividades a serem desenvolvidas; organiza os trabalhos programados, distribuindo-os pelos setores do departamento de relações públicas e estabelecendo normas e processos a serem seguidos, para assegurar o fluxo normal desses trabalhos, os resultados previstos e padrões regulamentares uniformes na área que gerencia; orienta o planejamento e execução de campanhas de relações públicas, sugerindo campos de ação, métodos de divulgação dos eventos e atividades da empresa, para assegurar maior informação e orientação da opinião pública sobre os objetivos e ações da instituição; representa a empresa em comitês e outras reuniões e junto a outras instituições, assumindo as responsabilidades inerentes a esse encargo, para emitir ou receber pareceres em assuntos de interesse da mesma; controla o desenvolvimento dos demais programas de relações públicas, orientando os executores na solução de problemas, tomando decisões ou sugerindo estudos pertinentes, para possibilitar melhor desempenho e avaliação de efeitos; aconselha doações em valor ou em produtos da empresa, analisando previamente as condições dos solicitantes, o vulto da doação e o orçamento disponível, para atender a pedidos de pessoas ou instituições realmente necessitadas; mantém-se informado sobre a opinião pública em relação à empresa, promovendo pesquisas pertinentes, para criar ou modificar programas no sentido de assegurar confiabilidade ao conceito da empresa ou contestar opiniões errôneas sobre a mesma; colabora na elaboração dos relatórios da diretoria, fornecendo registros de atividades relacionadas ao seu departamento, para documentar informações e dados constantes dos relatórios da empresa ou instituição; informa a direção geral sobre o processamento dos trabalhos e resultados alcançados, elaborando relatórios ou através de reuniões ou outros meios, para possibilitar a avaliação das diretrizes aplicadas e sua conjugação com a política geral da empresa. |
Nº da CBO: 2-41.50 | Título: Gerente de recrutamento, seleção e treinamento |
Descrição resumida: Exerce atividades de recrutamento, seleção e treinamento, realizando a identificação e análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organizando e aplicando testes e provas, analisando currículos, realizando entrevistas e sondagens de aptidões e capacidade profissional e realizando o treinamento dos quadros da empresa, para assegurar bons níveis de satisfação e adaptação ao trabalho executado: | |
Descrição detalhada: identifica as necessidades de contratação de pessoal, operacionalizando estratégias de recrutamento interno e externo, para assegurar a reposição dos quadros da empresa; idealiza e executa a(s) forma(s) de publicidade a serem adotadas nos processos de recrutamento interno e externo, adotando meios eficazes de informação, para assegurar a disponibilidade de candidatos ao evento proposto; executa e coordena as atividades de recrutamento, seleção e treinamento, analisando currículos, realizando entrevistas, testes situacionais, psicológicos e demais atividades afins, para assegurar a máxima adequação do pretendente ao cargo; responde pela seleção, elaboração e execução de estratégias de aprendizagem, adequando as exigências da empresa aos programas propostos, para assegurar o melhor desenvolvimento destas ações; assegura a racionalização e otimização das atividades de treinamento, adotando métodos modernos e eficazes de planejamento, para maximizar o retorno do investimento e capacitação profissional; realiza constantes críticas e análises dos programas ministrados, modernizando, caso necessário, os métodos adotados, para assegurar a validade dos investimentos efetuados. |
Nº da CBO: 2-41.90 | Título: Outros gerentes administrativos e assemelhados |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os gerentes administrativos e assemelhados não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base. |