TRABALHADORES DAS PROFISSÕES CIENTÍFICAS, TÉCNICAS, ARTÍSTICAS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS | |||
PROFESSORES | |||
Professores de ciências físicas e químicas de ensino superior | |||
Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base lecionam ciências físicas e químicas nas áreas técnico-científicas do ensino superior. Suas funções consistem em: ministrar aulas de química e física, em seus diversos ramos, por exemplo, química orgânica e química inorgânica, orientar prática de laboratório e efetuar a verificação e avaliação do aproveitamento. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 1-32.05 | Título: Professor de química, em geral (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona química, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teóricos-práticos pertinentes, orientando experiências de laboratório, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a formação necessária aos estudos, experiências e análises relacionadas com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias: | |
Descrição detalhada: realiza pesquisas e estudos, recorrendo à documentação científica e a outras fontes de informação, para acompanhar a evolução das ciências especialmente na área da química; prepara o plano do curso, estabelecendo a metodologia a ser seguida, de acordo com os objetivos fixados, para obter o melhor rendimento do ensino; ministra as aulas, expondo os assuntos da matéria em estudo e propiciando discussões correlatas, para proporcionar aos alunos a formação necessária à aplicação dos princípios da química em determinados campos do conhecimento e das atividades humanas; estabelece tarefas individuais, recomendando estudos e experiências sobre assuntos expostos em aula e indicando fontes de consulta, para dinamizar o ensino e contribuir para o desenvolvimento do espírito de iniciativa dos estudantes; determina e supervisiona as práticas de laboratório ou outras atividades similares, orientando pesquisas e análises, para desenvolver nos alunos a vivência do método científico e possibilitar-lhes uma formação teórico-prática mais completa; e elabora e aplica testes, provas e outros métodos usuais de avaliação de conhecimentos, baseando-se nas aulas ministradas e nas pequisas efetuadas pela classe, para verificar o grau de aproveitamento e formar um conceito de cada aluno. Pode pronunciar conferências sobre temas específicos. Pode encarregar-se da organização e direção de uma faculdade ou de outro estabelecimento de ensino superior. Pode organizar e dirigir cursos extra-universitários. |
Nº da CBO: 1-32.10 | Título: Professor de física, em geral (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona física, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, orientando experiências de laboratórios, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários à aplicação dos princípios das ciências físicas em determinados campos do saber e das atividades humanas: | |
Descrição detalhada: realiza pesquisas e estudos, recorrendo à documentação científica e a outras fontes de informação, para acompanhar a evolução das ciências, especialmente na área de física; prepara o plano do curso, estabelecendo a metodologia a ser seguida de acordo com os objetivos fixados, para obter o melhor rendimento do ensino; ministra aulas, expondo os assuntos da matéria em estudo e propiciando discussões correlatas, para dar aos alunos a formação necessária às investigações científicas referentes à estrutura da matéria e suas propriedades, à transformação e propagação da energia, relações entre matéria e energia e a outros fenômenos físicos relacionados com a mecânica, termologia, ótica, acústica, eletricidade e magnetismo, eletrônica e física nuclear; estabelece tarefas individuais, recomendando estudos e experiências sobre assuntos expostos em aula e indicando fontes de consulta, para dinamizar o ensino e contribuir para o desenvolvimento do espírito de iniciativa dos estudantes; determina e supervisiona as práticas de laboratório ou outras atividades similares, orientando pesquisas e análises, para desenvolver nos alunos a vivência do método científico e possibilitar-lhes uma formação teórico-prática mais completa; elabora e aplica testes e outros métodos usuais de avaliação dos conhecimentos adquiridos, baseando-se nas aulas ministradas e nas pesquisas efetuadas pela classe, para verificar o grau de aproveitamento e formar um conceito de cada aluno. Pode pronunciar conferências sobre temas específicos. Pode encarregar-se da organização e direção de uma faculdade ou de estabelecimento de ensino superior. Pode organizar e dirigir cursos extra-universitários. |
Nº da CBO: 1-32.20 | Título: Professor de química orgânica (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona química orgânica, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, orientando experiência de laboratórios, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários à aplicação dos princípios deste ramo da química em determinados campos do saber e das atividades humanas: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de química, em geral (ensino superior) ( 1-32.05), porém é especializado em ministrar aulas de química orgânica, orientando os alunos nos trabalhos de experimentação, análise e pesquisas químicas de substâncias cujo principal elemento constitutivo é o carbono. |
Nº da CBO: 1-32.30 | Título: Professor de química inorgânica (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona química inorgânica, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, orientando experiências de laboratório, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para propiciar aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários à aplicação dos princípios da química mineral em determinados campos do saber e das atividades humanas: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de química, em geral (ensino superior) (1-32.05), porém é especializado em ministrar aulas de química inorgânica, orientando os alunos na experimentação, análise e pesquisas químicas de substâncias livres ou relativamente livres de carbono. |
Nº da CBO: 1-32.90 | Título: Outros professores de ciências físicas e químicas de ensino superior |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os professores de ciências físicas e químicas de ensino superior não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que se dedicam ao ensino de geofísica, da físico-química, da bioquímica e das outras disciplinas afins não mencionadas nas definições anteriores. |