Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza

CBO - Tabela de Ocupações
TRABALHADORES DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, OPERADORES DE MÁQUINAS, CONDUTORES DE VEÍCULOS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) TRABALHADORES DE TRATAMENTO DA MADEIRA E DE FABRICAÇÃO DE PAPEL E PAPELÃO
seta_1.gif (1161 bytes) Operadores de máquinas de desdobrar madeira

Descrição

Os trabalhadores deste grupo de base operam máquinas de serrar madeira e cortar os toros em tábuas para utilização posterior. Suas funções consistem em: regular e operar serras mecânicas em uma serraria; regular e operar serras circulares múltiplas que igualam os cantos e desbastam a costaneira da madeira bruta; operar serra circular para aparar e esquadrejar as bordas desiguais dos toros ou pranchas de madeira; regular e operar serras de fita para transformar os toros em pranchas ou tábuas; os trabalhadores que manejam serras na lavra de madeira estão classificados no grupo de base 8-12, operadores de máquinas de lavrar madeira.

Tabela de Ocupações
Nº da CBO: 7-32.10Título: Serrador de madeira, em geral
Descrição resumida: Serra a madeira em peças de diâmetro, comprimento e espessura variáveis, utilizando diversos tipos de serras, para obter vigas, caibros, ripas e tábuas:
Descrição detalhada: marca a madeira a ser serrada, assinalando os lugares e a forma em que devem ser serradas, para facilitar o corte; procede à seleção e ajuste da serra ou serras adequadas, à fixação da madeira sobre a mesa da máquina e à graduação das guias, atentando para a técnica requerida, utilizando ferramentas apropriadas e manobrando os dispositivos indicados, para preparar a operação de serrar; movimenta a serra acionando os comandos e regulando a velocidade, para efetuar o corte da madeira; serra a madeira, acionando os controles que a fazem avançar, para desdobrá-la em vigas, ripas, caibros, tábuas e outras peças. Pode afiar as folhas de serra e lubrificar a máquina.

Nº da CBO: 7-32.15Título: Operador de serras
Descrição resumida: Opera, em serraria, uma serra mecânica, regulando os mecanismos, acionando os comandos e controlando o funcionamento da mesma, para cortar e dar forma a diferentes peças de madeira utilizadas na fabricação de produtos diversos:
Descrição detalhada: prepara a madeira, traçando sobre ela os contornos da peça desejada e fixando-a na mesa da máquina, para serrá-la de acordo com o tipo de peças desejadas; faz a graduação da máquina e o ajuste das folhas de serra, manejando os dispositivos adequados, para deixar a máquina em condições de corte; movimenta o carro da máquina, manipulando os controles que a fazem avançar, para colocar a madeira em contato com a folha de serra; controla a operação de serrar, guiando-se pelos cortes efetuados na madeira, para obter as peças desejadas; examina o trabalho efetuado, parando a serra e medindo as peças obtidas, para comprovar a correta execução da operação; zela pela manutenção da serra, trocando ou afiando a lâmina e efetuando pequenos ajustes e reparos, para conservá-la em boas condições de funcionamento.

Nº da CBO: 7-32.20Título: Serrador de bordas
Descrição resumida: Opera uma serra circular de lâminas múltiplas, regulando seus mecanismos e acionando os comandos, para aparar e esquadrejar as bordas desiguais dos toros ou pranchas de madeira:
Descrição detalhada: prepara a máquina, separando e ajustando as folhas de serra, para possibilitar o corte das bordas; adapta o dispositivo mecânico de alimentação, ajustando-o à espessura do toro ou prancha, para obter uma peça de boa qualidade; executa a operação de serrar, impulsionando a madeira sobre os roletes que a fazem avançar entre as lâminas da serra, para cortar e igualar as bordas. Pode substituir as folhas de serra quebradas ou gastas, bem como limpar e lubrificar a máquina.

Nº da CBO: 7-32.25Título: Serrador de madeira (serra circular múltipla)
Descrição resumida: Opera uma serra circular múltipla provida de lâminas, controlando seus dispositivos de comando, a fim de obter ripas para confecção de móveis e esquadrias:
Descrição detalhada: marca a madeira, assinalando com auxílio de instrumentos de medida as partes que devem ser serradas, para facilitar o corte; prepara a máquina, medindo e regulando a largura e altura da cava e fixando o toro de madeira no carro da serra, para dar início à operação de corte; serra a madeira, acionando os dispositivos de comando da máquina e de avanço da madeira, para desdobrá-la em pranchas ou tábuas. Pode operar uma serra circular dotada de uma só lâmina, movimentando manualmente a madeira contra a folha de serra, para cortar peças nas dimensões determinadas.

Nº da CBO: 7-32.30Título: Serrador de madeira (serra de fita múltipla)
Descrição resumida: Atende ao funcionamento de uma serra de fita múltipla, preparando-a e manejando-a de acordo com as medidas exigidas, para transformar toros de madeira em pranchas e tábuas:
Descrição detalhada: procede à colocação do toro no carro da máquina e ao ajuste dos grampos e sapatos que fixam e alinham o toro, atentando para a técnica requerida e manejando ferramentas adequadas, para efetuar o desdobramento da madeira; movimenta o equipamento, acionando o carro transportador do toro e fazendo funcionar a serra, para transformar o toro em pranchas e tábuas; controla o funcionamento da serra, observando o andamento da operação, ajustando as sapatas do carro, para obter pranchas serradas nas dimensões exigidas; efetua novo corte em outro sentido, acionando o dispositivo mecânico que vira o toro, para concluir o desdobramento da madeira. Pode encarregar-se da troca de lâminas da serra. Pode encarregar-se da troca de uma lâmina só, movimentando manualmente a peça de madeira, para cortá-la de acordo com os contornos traçados sobre a peça.

Nº da CBO: 7-32.40Título: Cortador de laminados de madeira
Descrição resumida: Opera um torno, faca mecânica ou outra máquina de cortar madeira, regulando seus mecanismos e manipulando seus comandos, para extrair laminados de um toro:
Descrição detalhada: orienta a colocação do toro na máquina, controlando e verificando seu posicionamento, para possibilitar o corte; prepara a máquina, ajustando o mecanismo de corte na espessura desejada, para obter laminados nas dimensões solicitadas; faz funcionar a máquina, acionando seus comandos, para transformar o toro em laminado de madeira. Pode substituir as ferramentas de corte. Pode limpar e lubrificar a máquina.

Nº da CBO: 7-32.90Título: Outros operadores de máquinas de desdobrar madeira
Descrição resumida: Incluem-se aqui os operadores de máquinas de desdobrar madeira não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que retiram cascas dos troncos de árvores, antes de os mesmos serem serrados ou convertidos em pranchas.