Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base organizam, dirigem e controlam as atividades e unidades financeiras, comerciais e de marketing de uma empresa. Suas funções consistem em: desenvolver as mesmas tarefas principais dos trabalhadores classificados no grupo de base 2-41, gerentes administrativos e de comunicação, porém voltadas para as funções comerciais e financeiras da empresa, como as relacionadas à previsão da receita, financiamento e inversões, créditos e outras similares, à comercialização e marketing dos produtos, compra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos básicos, vendas, contatos de propaganda e outras. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 2-43.20 | Título: Gerente financeiro |
Descrição resumida: Exerce a gerência das operações financeiras de empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, como as relacionadas à previsão da receita, financiamentos e inversões, orçamento, créditos e outras, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando resultados, para assegurar o processamento regular das atividades e contribuir para a boa situação econômico-financeira da empresa: | |
Descrição detalhada: identifica a situação financeira da empresa, analisando os recursos financeiros dos agentes econômicos (bens monetários, créditos, valores mobiliários), a gestão dos recursos financeiros e outros fatores pertinentes, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral e departamentos sobre os aspectos financeiros dos programas de produção, investigação e outros, intercambiando informações e debatendo esses aspectos, para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; participa da elaboração da política financeira da empresa, colaborando com informações, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos e para articulação de sua área gerencial com as demais; planeja os serviços relacionados à previsão orçamentária, receita e despesa, tesouraria, crédito, financiamentos e inversões e outros, baseando-se na situação financeira atual da empresa e nos objetivos visados, para definir prioridades, sistemas e rotinas relacionadas a esses serviços; submete os programas orçamentários à apreciação da direção geral, apresentando justificativas e documentação, para obter a aprovação dos mesmos ou determinações sobre emendas, quando necessário; organiza os trabalhos de sua área, distribuindo-os pelos setores da unidade e estabelecendo normas e processos a serem seguidos, para assegurar o fluxo normal desses trabalhos, os resultados previstos e padrões regulamentares uniformes; controla o desenvolvimento dos programas financeiros, acompanhando as alterações legais e fiscais, orientando a execução dos mesmos, tomando decisões para a solução de problemas, acompanhando a execução orçamentária e sugerindo medidas para evitá-los, para assegurar o bom desempenho dos trabalhos e a rentabilidade das atividades da empresa; avalia os resultados dos programas, consultando o pessoal encarregado dos diversos setores financeiros, para determinar ou propor as modificações necessárias; informa à direção geral sobre a situação financeira da organização, medidas em andamento e resultados obtidos, elaborando relatórios e estatísticas acompanhados de análises e comentários pertinentes, para possibilitar a avaliação geral das diretrizes aplicadas e sua articulação com a política geral da empresa; negocia as taxas de operações no mercado financeiro, o recolhimento de tributos e realização de cobranças definidas pela organização, com o objetivo de concretizar negócios referentes a produtos e serviços oferecidos pela empresa; analisa as carteiras de títulos públicos e privados, bem como a formação de taxas para captação de recursos para financiamento destas carteiras, junto ao mercado e junto à estrutura comercial das empresas financeiras, medindo sua rentabilidade, propondo a compra ou venda de títulos para carteira própria ou intermediando títulos de terceiros, detectando oportunidades de negócios, com o objetivo de propor estratégias operacionais para melhor tomada de aplicação de recursos. |
Nº da CBO: 2-43.25 | Título: Gerente de banco (agência) |
Descrição resumida: Exerce a gerência de agência bancária, planejando, organizando e controlando os diversos programas propostos e avaliando os resultados alcançados, para assegurar sua perfeita execução e, em conseqüência, melhores resultados para sua agência: | |
Descrição detalhada: responde pela qualidade dos serviços prestados, identificando causas de problemas e orientando tecnicamente sua equipe na resolução dos mesmos, para garantir melhor atendimento aos clientes; elabora e controla o orçamento da agência, acompanhando a posição contábil diária através de relatórios, identificando despesas e receitas distorcidas e efetuando regularizações contábeis, para controle de cobrança, tarifas e nível de caixa; coordena o expediente da agência, deliberando sobre abertura e manutenção de contas, liberação de cheques da compensação, setor de caixa, cálculo de cobrança dos juros e abertura de crédito, para permitir o perfeito desenvolvimento dos trabalhos; atua junto aos demais gerentes, identificando novos clientes e incrementando planos de vendas, para atingir objetivos estabelecidos pela diretoria; mantém atualizados seus conhecimentos, realizando a leitura constante de publicações técnicas e/ou gerais, para assegurar a regularidade das operações desenvolvidas; realiza o atendimento ao cliente (pessoa física ou jurídica), demonstrando produtos e serviços oferecidos, para ampliar a captação/aplicação de recursos financeiros; analisa cadastro de clientes, estudando e acompanhando a manutenção de contas correntes, poupança, empréstimos e relatórios gerenciais; define o atendimento de suas solicitações; realiza a manutenção, seleção e ampliação da base de negócios/clientes, primando pela excelência dos serviços prestados, para conseguir máxima captação de recursos financeiros; responde pela conservação do patrimônio, verificando o estado de conservação das instalações físicas e equipamentos, para permitir sua perfeita preservação. |
Nº da CBO: 2-43.30 | Título: Gerente comercial |
Descrição resumida: Exerce a gerência dos serviços de comercialização de produtos insumos de uma empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando resultados, para assegurar condições de vendas que atendam aos objetivos e interesse da empresa, principalmente no tocante à adequação da produção e ao mercado consumidor: | |
Descrição detalhada: propõe tipos e quantidade de produtos que devem ser comercializados, examinando os estoques existentes e as possibilidades de produção, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral ou gerência de outros departamentos sobre assuntos referentes à comercialização de produtos, intercambiando informações e debatendo esses assuntos, para complementar seus conhecimentos e observações e conclusões; participa de elaboração da política comercial da empresa, colaborando com informes, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e especiais e para a articulação de sua área gerencial com as demais; elabora o plano de comercialização dos produtos com a promoção de pesquisa de mercado, fixação de prioridades e processos de colocação dos produtos e outro as medidas pertinentes, baseando-se em estudos prévios sobre resultados anteriores ou de compra de produtos, preço de vendas, características e perspectivas dos mercados de consumo, para assegurar à empresa condições favoráveis à conquista de mercados internos e externos; controla o desenvolvimento dos programas de comercialização, orientando a execução dos mesmos, sugerindo providências relacionadas com as atividades de venda, indicando metas a serem alcan- çadas, para possibilitar melhor desempenho dos trabalhos e avaliação de seus efeitos; fixa diretrizes gerais sobre abastecimento, compra de matéria-prima e outros insumos básicos, apoiando-se nas necessidades da empresa e selecionando as propostas de venda mais favoráveis quanto a preço e prazos de entrega, de acordo com a gerência de produção, a fim de contribuir para a observância dos padrões de qualidade do produto e obtenção dos lucros previstos; colabora com a gerência de produção, fornecendo-lhe dados, informações e observações de interesse, para facilitar a adequação do produto às exigências do mercado; avalia os resultados dos programas, consultando o pessoal encarregado dos setores comerciais, para detectar falhas e determinar ou propor as modificações necessárias; informa à direção geral sobre as atividades de comercialização dos produtos, elaborando relatórios e estatísticas ou através de reuniões e outros meios, para possibilitar a avaliação geral das políticas aplicadas e sua conjugação com as demais políticas. |
Nº da CBO: 2-43.35 | Título: Gerente de crédito |
Descrição resumida: Exerce a gerência das operações de crédito em empresa financeira, organizando programas e acompanhando sua execução, avaliando resultados, realizando análises e demais atividades afins, para assegurar a correta avaliação dos riscos nas decisões de concessão de crédito: | |
Descrição detalhada: responde pela coordenação, planejamento, desenvolvimento, definição e implantação de políticas de crédito, assegurando procedimentos conforme normas do Banco Central, para atender a determinações da matriz; administra todas as atividades de crédito e cadastro, supervisionando e coordenando o desenvolvimento das rotinas de trabalho, para assegurar o seu perfeito desenvolvimento; supervisiona a elaboração de análises econômico-financeiras das empresas solicitantes de crédito junto ao banco, coordenando e orientando o trabalho dos analistas de crédito, para apresentar recomendações corretas quanto às linhas de crédito a serem utilizadas; executa trabalhos de pesquisa, realizando visitas e outras formas de controle, acionando auxiliares e elaborando formas de procedimento, para maior segurança e confiabilidade do processo de avaliação de risco; mantém-se atualizado sobre a realidade sócio-econômica do País, através de leitura especializada e outras formas possíveis de conhecimento, para propor formas de atualização e/ou mudanças nas normas e políticas para aprovação de crédito; acompanha as alterações de mercado quanto às normas e padrões relativos a análise, concessão e revisão de crédito, elaborando, atualizando, adaptando e criando normas de procedimentos, para adequar a organização às práticas atuais de mercado; avalia condições, documentação necessária e demais fatores pertinentes, realizando visitas e elaborando relatórios, para evidenciar as condições necessárias à concessão do crédito; responde pelo acompanhamento das operações de crédito, observando a pontualidade na liquidação das operações e qualidade das garantias recebidas, para, se for o caso, providenciar a cobrança de clientes inadimplentes; coordena os gerentes de crédito de filiais, passando informações, realizando visitas e programando treinamentos, para aprimorar o nível de decisão de crédito. |
Nº da CBO: 2-43.40 | Título: Gerente de compras |
Descrição resumida: Exerce a gerência das atividades relacionadas à compra de matérias-primas, equipamentos, maquinarias e outros insumos básicos, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando os resultados, segundo a política específica e a política da gerência comercial, para assegurar o suprimento desses materiais e o processamento normal dos trabalhos em todos os setores da empresa: | |
Descrição detalhada: determina as necessidades da empresa relativas a insumos básicos, avaliando os já existentes e as possibilidades de suprir carências, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta publicações comerciais, catálogos dos fornecedores de materiais e equipamentos e outras informações sobre a situação do mercado, utilizando os meios a seu alcance, para inteirar-se das variedades existentes, quantidades disponíveis, qualidades e preços; articula-se com a direção geral e a gerência de outros departamentos sobre assuntos relacionados a compras, intercambiando informações e debatendo esses assuntos, para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; planeja e organiza os programas de compras, como entrevistas com os vendedores, negociação de contratos, transporte dos materiais, armazenagem e outros, valendo-se de sua experiência e baseando-se nas informações colhidas e nas necessidades apuradas, para definir prioridades, sistemas e rotinas referentes à aquisição de materiais, serviços e outros insumos; controla a execução dos programas propostos, orientando os executores na solução dos problemas surgidos, tomando decisões ou sugerindo estudos pertinentes, para possibilitar melhor desempenho dos trabalhos e estimativa de seus efeitos; avalia os resultados dos programas propostos, consultando os encarregados diretos de compras sobre recepção, adequação dos materiais aos padrões requeridos, estocagem e outros fatores pertinentes, para detectar possíveis falhas e determinar e propor modificações, quando necessário; informa a gerência comercial sobre as atividades referentes ao departamento de compras, elaborando relatórios, estatísticas ou através de reuniões ou outros meios, para possibilitar a avaliação geral da política aplicada e sua conjugação com as demais políticas. |
Nº da CBO: 2-43.45 | Título: Gerente de sinistro |
Descrição resumida: Supervisiona, analisa e controla a abertura e andamento dos processos de sinistros, orientando e acompanhando as diversas fases do seu desenvolvimento, para decidir, de acordo com as normas da companhia, as soluções a serem adotadas, conforme as peculiaridades de cada caso: | |
Descrição detalhada: soluciona problemas de sinistros de todos os ramos, resolvendo dúvidas de cobertura técnica, documentação e relatórios de inspeção, observando se os valores a serem pagos estão de acordo com as taxas preestabelecidas na apólice, para liberar a sua liquidação; analisa processos de sinistros de maior complexidade dos diversos ramos, examinando a ocorrência do sinistro e as condições gerais da apólice, a fim de emitir parecer técnico para autorização do pagamento de indenização ao cliente; prepara estudos estatísticos com base nos sinistros das diversas carteiras, levantando os percentuais de incidência, para adoção das providências técnicas cabíveis; controla e confere os cheques de reembolso vindos da tesouraria, verificando as contas apresentadas e informando aos clientes, a fim de manter o fluxo normal de reembolso; confere os processos apresentados pelos inspetores, confirmando se as informações fornecidas pelo segurado foram checadas satisfatoriamente, recalculando os valores arbitrados com base em tabelas e normas específicas, para decidir sobre a sua correção ou necessidade de novo exame; estuda processos de sinistros dos diversos ramos, baseando-se nas condições contratuais da apólice e nas normas internas de aceitação, para evitar possíveis irregularidades na sua liquidação; elabora, mensalmente, relatório de sinistros a liquidar, baseando-se em registros e levantamentos efetuados, para possibilitar à diretoria decisões quanto à programação dos pagamentos; acompanha e controla o andamento das atividades de liquidação dos sinistros, analisando as listagens emitidas, a fim de identificar eventuais distorções; verifica as possibilidades de solução amigável de ressarcimento, solicitando a presença dos interessados, para discutir alternativas de encerramento do caso; auxilia na elaboração de manuais técnicos de inspeção de riscos, fornecendo informações práticas, com base em sua experiência, para formação de novos profissionais. |
Nº da CBO: 2-43.47 | Título: Gerente de câmbio |
Descrição resumida: Exerce a gerência da área de câmbio de empresa financeira, planejando, organizando e controlando a execução das operações conforme a política fixada e a legislação vigente, para permitir a expansão dos negócios e, em conseqüência, o aumento da geração de receita da empresa: | |
Descrição detalhada: controla operações de câmbio, observando linhas de crédito, compra e venda de moedas, acompanhando a emissão de guias de importação e atendendo clientes, para garantir sua perfeita regularidade; programa a expansão das operações de câmbio, efetuando análise de balanços e cadastros, realizando visitas a clientes potenciais, controlando operações de crédito e financiamento e observando níveis de risco e rentabilidade, para conferir segurança e desenvolvimento do programa proposto; responsabiliza-se pelo acompanhamento dos contratos relativos às operações realizadas, fiscalizando seu cumprimento e preparando estatísticas e outros documentos afins, para permitir seu controle eficaz; coordena as atividades da mesa de câmbio, ins- truindo seus operadores, para assegurar o cumprimento das metas estabelecidas; negocia a venda de produtos no comércio exterior, atuando junto às empresas, elaborando propostas, estruturando operações e controlando os riscos envolvidos, para ampliar os negócios de sua agência; coordena a capacitação dos profissionais envolvidos, gerenciando programas de desenvolvimento e treinamento, para manter a motivação e preparo do pessoal; idealiza e implanta novos produtos de câmbio, estudando o mercado e suas tendências, para ampliar a geração de receitas; mantém-se permanentemente atualizado, acompanhando modificações na legislação, lendo publicações e revistas especializadas, para garantir ao cliente altos níveis de confiabilidade nas estratégias de proteção ao patrimônio investido; acompanha a divulgação das taxas (flutuante e administrada) na mesa de câmbio, atuando junto aos seus operadores, para oferecer taxas competitivas nas operações comerciais e financeiras. |
Nº da CBO: 2-43.50 | Título: Gerente de vendas |
Descrição resumida: Exerce a gerência das atividades relacionadas a vendas, em uma empresa industrial, comercial ou agrícola, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando resultados, segundo a política específica e a política de gerência comercial, para assegurar a venda dos produtos fabricados em condições que atendam aos resultados previstos: | |
Descrição detalhada: avalia o potencial do mercado consumidor e a situação das vendas, examinando informes, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; planeja e organiza os programas de vendas, estabelecendo os métodos de vendas, incentivos, campanhas especiais, segundo as pesquisas de comercialização, para orientar as diversas unidades; determina os preços dos produtos, condições de pagamento e prazos de entrega, baseando-se nos custos dos fatores, disponibilidade de capital de giro e capacidade produtiva da empresa, para informar as unidades produtivas, financeiras e de vendas e os clientes; controla a execução dos programas propostos, orientando os executores na solução de dúvidas e problemas, tomando decisões ou sugerindo estudos pertinentes, para possibilitar melhor desempenho dos trabalhos e o êxito das vendas; avalia os resultados dos programas, consultando os encarregados diretos de vendas sobre a posição do mercado consumidor, dificuldades de comercialização e outros aspectos, para determinar ou propor modificações nas técnicas de vendas dos produtos; informa à gerência comercial sobre as atividades referentes ao setor de vendas, elaborando relatórios, estatísticas ou através de reuniões e outros meios, para permitir a avaliação geral das políticas aplicadas e sua conjugação com as demais políticas. Pode negociar pessoalmente contratos de compra e venda. Pode planejar, organizar, realizar ou controlar as pesquisas de mercado. Pode discutir com agências de publicidade ou outras empresas similares a preparação e apresentação da publicidade comercial da organização e aprovar o material publicitário antes da sua divulgação. |
Nº da CBO: 2-43.55 | Título: Gerente de produtos (financeiro) |
Descrição resumida: Exerce a gerência de investimentos em empresa financeira, planejando, organizando e controlando progra- mas, avaliando tendências, decidindo formas de atuação e avaliando resultados, para garantir o máximo rendimento nos negócios realizados: | |
Descrição detalhada: gerencia as operações com títulos públicos e privados no mercado aberto, planejando e definindo formas de captação e aplicação de recursos, para assegurar máxima rentabilidade nessas operações; responde pelo planejamento e controle das atividades da unidade de mercado, determinando prioridades na compra e venda de títulos, conforme taxas e períodos de carência, para estabelecer a evolução e tendências do mercado; coordena a área de captação de recursos referentes a pessoa jurídica de grande porte, atuando junto à sua equipe de operadores, para atingir metas de volume, receita e penetração no mercado; acompanha as alterações e tendências do mercado, conhecendo a legislação pertinente, a política financeira governamental e fatores afins, para produzir análises eficazes nos pareceres emitidos; planeja e coordena atividades de lançamento e colocação de títulos e valores, orientando e acompanhando a equipe na estruturação e operacionalização dos negócios, para alcançar o cumprimento de metas de receitas estabelecidas; realiza e recebe visitas de clientes, pessoa física ou jurídica, fornecendo informações quanto à legislação e comportamento do mercado de capitais, para assegurar a concretização de negócios; responde pelo gerenciamento de atividades de renda fixa, administrando taxas e disponibilidades da organização e desenvolvendo ações mercadológicas, para garantir máxima rentabilidade nessas operações; acompanha o comportamento das ações e do mercado do ouro, realizando pesquisas de empresas e estudos setoriais e estatísticos, para fornecer informações rápidas e confiáveis na tomada de decisão; administra e controla as operações de captação e aplicação de recursos realizadas na mesa, coordenando e orientando os operadores no fechamento de negócios, administrando taxas e disponibilidades, para garantir seu perfeito funcionamento; coordena os gerentes de filiais repassando informações atualizadas sobre todas as formas de investimentos, para garantir a perfeita integração da equipe; organiza, liquida, e controla as operações de bolsa e ouro, supervisionando operações de compra e venda no pregão, cumprindo os prazos estabelecidos e as normas de segurança adotadas, para assegurar as melhores alternativas de rentabilidade, segurança e liquidez. Pode liderar consórcio de organizações financeiras para estabelecimento de regras e formas de atuação junto ao mercado. |
Nº da CBO: 2-43.60 | Título: Gerente de propaganda |
Descrição resumida: Exerce a gerência dos serviços de propaganda em empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, como o contato com os meios de informação, aquisição de espaços propostos por eles, pesquisas sobre o público a ser atingido, textos publicitários e outros, planejando, organizando e controlando os programas, sua execução e avaliando resultados, segundo a política específica, para trazer os produtos ao conhecimento de uma massa de compradores em potencial, atitudes favoráveis em relação aos produtos, baseadas em sua funcionalidade visando à provocação inicial de um comportamento de compra e, em seguida, de uma constância na compra: | |
Descrição detalhada: determina as necessidades de publicidade dos produtos da empresa, analisando o material publicitário existente e as possibilidades de incrementar e melhorar os meios de programas, para decidir sobre as políticas de ação, normas e medidas a serem propostas; consulta a direção geral e departamental sobre a utilização, funcionabilidade, preço dos produtos e outros dados indispensáveis à organização publicitária da empresa, intercambiando informações e debatendo esses aspectos, para complementar seus conhecimentos, observações e conclusões; participa da elaboração da política publicitária da empresa, colaborando com informes, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e particulares e para articulação de sua área gerencial com as demais; planeja e organiza os serviços de propaganda, como os relacionados à pesquisa da potencialidade do mercado consumidor, da situação competitiva, penetração das marcas da empresa, campanhas e contatos com os meios de publicidade, baseando-se nos objetivos a serem alcançados e nas disponibilidades de recursos da empresa, para definir prioridades, sistemas e rotinas referentes a esses serviços; calcula o custo dos programas, analisando material a ser empregado, preço da veiculação e outros fatores, para assegurar a realização dos mesmos dentro das possibilidades econômicas da empresa; controla o desenvolvimento dos programas de publicidade, orientando a execução dos mesmos, promovendo contatos com áreas de comercialização, tomando decisões sobre os problemas surgidos, para assegurar o bom desempenho dos trabalhos e a maior penetração possível das marcas da empresa; avalia os resultados dos programas, consultando o pessoal encarregado dos setores de propaganda, para identificar possíveis falhas e determinar ou propor as modificações necessárias; informa à direção geral ou à gerência comercial sobre os trabalhos desenvolvidos no departamento de publicidade, elaborando relatórios sobre as técnicas empregadas, resultados obtidos e outros fatores importantes, para possibilitar a avaliação das medidas adotadas e sua conjugação com a política geral da empresa. |
Nº da CBO: 2-43.65 | Título: Gerente de administração de carteiras |
Descrição resumida: Exerce a gerência das operações das carteiras administradas em empresa financeira, planejando e organizando estratégias de investimento, controlando a sua execução e avaliando os resultados alcançados, para aumentar a capacidade de recursos e a geração de receitas: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o gerente de produtos (financeiros) (2-43-55), porém exerce suas funções na gerência das carteiras organizadas pela empresa. |
Nº da CBO: 2-43.70 | Título: Gerente de marketing |
Descrição resumida: Exerce a gerência dos serviços de marketing em empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, através do desenvolvimento de projetos de novos produtos e serviços, propondo ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda, analisando propostas de mídia e editoração de publicações internas, preparando e selecionando matérias para publicação e divulgação em órgãos informativos internos e externos, visando promover o consumo de produtos e/ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa: | |
Descrição detalhada: realiza estudos para detectar e aproveitar oportunidades de mercado, criando e desenvolvendo novos produtos ou adequando os já existentes às necessidades do mercado, para orientar as diversas unidades da empresa; acompanha o desempenho dos novos produtos e serviços, providenciando correções, adaptações ou modificações necessárias, em conjunto com as demais áreas operacionais ou administrativas envolvidas, para definir prioridades, sistemas e rotinas referentes a esses serviços; elabora planos de gerenciamento, dos produtos ou serviços, propondo alterações e inovações, para possibilitar a avaliação das medidas adotadas e sua conjugação com a política geral da empresa; planeja, controla e orienta a exposição de material promo- cional nos pontos de atendimento, analisando o potencial econômico das regiões onde a empresa atua, diagnosticando o desempenho quanto ao aspecto de marketing, para informar a unidades produtivas, financeiras e de vendas e os clientes; desenvolve e mantém um completo serviço de informações sobre a mídia disponível no estado e nas demais praças onde a empresa atua, participando do planejamento de campanhas institucionais ou de produtos, desenvolvendo e mantendo o programa de identidade visual, participando em eventos comunitários, visando promover a atualização dos serviços oferecidos pela empresa. |
Nº da CBO: 2-43.90 | Título: Outros gerentes financeiros, comerciais, de marketing e de publicidade |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os gerentes financeiros, comerciais, de marketing e de publicidade não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base. |