Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base realizam tarefas gerais de escritório e serviços auxiliares relacionados a assuntos jurídicos e à exportação e importação, redigem a correspondência ou se encarregam das rotinas administrativas e registram dados referentes à produção e à mão-de-obra da empresa. Suas funções consistem em: executar os serviços gerais de escritório; redigir cartas comerciais e outros documentos conexos; efetuar registros de pessoal e de produção de uma empresa; auxiliar nos serviços de natureza jurídica. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 3-93.10 | Título: Auxiliar de escritório, em geral |
Descrição resumida: Executa os serviços gerais de escritório, tais como a separação e classificação de documentos e correspondência, transcrição de dados, lançamentos, prestação de informações, participação na organização de arquivos e fichários e datilografia de cartas, minutas e outros textos, seguindo processos e rotinas estabelecidas e valendo-se de sua experiência, para atender às necessidades administrativas: | |
Descrição detalhada: coleta dados diversos, consultando documentos, transcrições, arquivos e fichários, e efetuando cálculos com o auxílio de máquinas de calcular, para obter as informações necessárias ao cumprimento da rotina administrativa; efetua lançamentos em livros fiscais, registrando os comprovantes de transcrições comerciais, para permitir o controle da documentação e consulta da fiscalização; participa da atualização de fichários e arquivos, classificando os documentos por matéria ou ordem alfabética, para possibilitar um controle sistemático dos mesmos; participa do controle de requisição e recebimento do material de escritório, providenciando os formulários de solicitação e acompanhando o recebimento, para manter o nível de material necessário ao setor de trabalho; datilografa textos diversos, transcrevendo originais, manuscritos ou impressos e preenchendo formulários e fichas, para atender às rotinas administrativas; atende a chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados e dados de rotina, para obter ou fornecer informações. Pode operar máquinas de duplicação de documentos, como fotorreveladoras, xerox e mimeógrafo. Pode controlar as condições de máquinas, instalações e dependências, observando seu estado de conservação e uso, para providenciar, se necessário, reparo, manutenção ou limpeza. |
Nº da CBO: 3-93.15 | Título: Escriturário de banco |
Descrição resumida: Efetua diversas tarefas burocráticas padronizadas, em estabelecimento bancário, como conferência de documentação, preparação de correspondência, atualização de registros, efetivação de aplicações financeiras, manipulação de máquinas simples de escritório e atendimento ao público, seguindo rotinas estabelecidas, para colaborar na execução dos serviços do estabelecimento: | |
Descrição detalhada: examina a correspondência que lhe é encaminhada, analisando-a e reunindo as informações necessárias, para redigir e enviar respostas; prepara a correspondência rotineira, consultando registros ou outros dados necessários, para atender às exigências do processo informativo do banco; confere a documentação, efetuando os cálculos necessários, para fazer os respectivos lançamentos; entra em contato com os clientes que procuram os serviços rotineiros do estabelecimento, comunicando-se diretamente com essas pessoas, para lhes prestar o atendimento cabível; analisa e verifica os relatórios diários referentes à abertura e conferência de saldo mínimo de conta corrente, limite excedido de cheque especial, solicitação de resgate de aplicações, liquidação e revisão das operações de crédito, objetivando resolver questões da área operacional; efetua transações de aplicações e resgates em investimentos, seja no formulário ou no registro diretamente no terminal, a fim de orientar e apresentar os serviços oferecidos pelo banco; opera máquinas simples de escritório, como de datilografia, calculadora, xerox e outras, manipulando-as, para preencher formulários, efetuar registros e cálculos e obter cópias de documentos; efetua registros em livros, como recebimentos, conferência de cheques, pagamentos e outras transações financeiras, agindo de acordo com a técnica requerida, para possibilitar o controle dessas transações; faz sumários de transações e outros relatórios, preparando-os de acordo com as normas exigidas, para apresentá-los aos superiores; completa formulários, preenchendo-os de acordo com normas estabelecidas, para atender às necessidades de serviços; presta informações de rotina bancária, atentando para as chamadas telefônicas, a fim de atender a solicitações dos clientes do estabelecimento; arquiva correspondência, requisições, formulários e outros documentos, dispondo-os em ordem cronológica e alfabética e por ordem de data de vencimento, para facilitar o controle e a consulta desses documentos. |
Nº da CBO: 3-93.20 | Título: Correspondente comercial |
Descrição resumida: Controla a correspondência em sua área de serviço, examinando documentos recebidos, selecionando dados e redigindo cartas e outros comunicados, para providenciar o arquivamento, encaminhamento ou respostas da mesma: | |
Descrição detalhada: seleciona documentos, cartas e outros comunicados de interesse, examinando a correspondência da empresa, para providenciar seu arquivamento, encaminhamento ou a elaboração da resposta; coleta dados referentes a informações solicitadas, examinando documentos ou realizando averiguações, para elaborar as respostas; redige cartas, comunicados, dados informativos e outros tipos de comunicação comercial da empresa, ditando-os, preparando minutas a serem datilografadas ou escrevendo-os manualmente, para atender aos interesses da empresa; providencia o despacho da correspondência, obedecendo à ordem cronológica ou fixada, para manter atualizada a comunicação da empresa. Pode manter arquivos de correspondência. Pode especializar-se em determinado tipo de correspondência e ser designado de acordo com a especialização. |
Nº da CBO: 3-93.25 | Título: Assistente de vendas (financeiro) |
Descrição resumida: Realiza atividades de assessoria na área de vendas, coletando informações, compilando dados e elaborando relatórios, para transmitir informações atualizadas à chefia mediata: | |
Descrição detalhada: assessora a chefia imediata em assuntos referentes à comercialização de produtos financeiros, intercambiando informações com os demais setores envolvidos, para colaborar no processo de tomada de decisão; auxilia na elaboração da política comercial da empresa, colaborando com informes, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos a serem propostos; contribui para a elaboração do plano de comercialização dos produtos, consultando pesquisas de mercado, sugerindo prioridades, processos de colocação de produtos e outras medidas pertinentes, para assegurar à empresa condições favoráveis de conquista de mercado; informa sobre os resultados dos programas, consultando encarregados dos setores comerciais, para detectar falhas e propor as modificações necessárias; levanta dados sobre as atividades de comercialização dos produtos, elaborando relatórios e estatísticas, para possibilitar a avaliação geral das políticas aplicadas; obtém informações sobre o mercado consumidor e a situação das vendas, examinando informes e contatando setores envolvidos, para contribuir na escolha de ações, normas e medidas a serem propostas; mantém atualizadas suas informações, consultando publicações comerciais, catálogos e outros veículos informativos sobre o mercado, para fornecer informações atualizadas; realiza controle das operações efetivadas, levantando custos, lucros, controle de recompras, revendas e saldos de carteiras, para contribuir com a eficácia do gerenciamento. |
Nº da CBO: 3-93.30 | Título: Auxiliar de pessoal |
Descrição resumida: Executa serviços relativos ao processamento de admissões, demissões, férias, recolhimento de encargos sociais e atualização de fichas de registro e carteiras profissionais, datilografando documentos, efetuando cálculos e emitindo recibos na concessão dos mesmos, a fim de manter o perfeito funcionamento do setor: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o auxiliar de escritório, em geral (3-93.10), porém é especializado em preparar os processos e os cálculos para admissão de funcionários e rescisão de contrato de trabalho, bem como o recolhimento de Imposto de Renda, FGTS, contribuição sindical, assistencial e Iapas, a fim de manterem atualizadas as fichas de registros de empregados e as Carteiras Profissionais, de acordo com as alterações salariais e períodos de férias concedidas. Pode controlar a solicitação e entrega do vale-transporte e vale-refeição aos funcionários. |
Nº da CBO: 3-93.40 | Título: Auxiliar de serviços jurídicos |
Descrição resumida: Executa tarefas auxiliares em trabalhos advocatícios ou de natureza geral, pesquisando e selecionando textos jurídicos e informações de interesse, intervindo como parte na tramitação de processos e preparando certificados de documentação, para assessorar os titulares no desempenho de suas funções: | |
Descrição detalhada: realiza a pesquisa e seleção de textos jurídicos e comunicações de interesse, consultando livros, diários oficiais e outras fontes, para inteirar-se de prejulgados, acórdãos, leis, decretos, alterações ou complemento de leis e apurar informações pertinentes ao caso que está sendo considerado; acompanha o andamento das causas, visitando vara, cartórios e outras repartições, para comunicar a situação dos mesmos com vistas à tomada das devidas providências; efetua a distribuição de autos, entregando os originais às secretarias dos tribunais e as cópias à parte contrária, para possibilitar o exame dos mesmos; prepara certificados de documentos, reproduzindo peças processuais, escritos constantes de suas notas e outros dados pertinentes, em impressos apropriados, para cumprir disposições legais; efetua pagamentos de acordos, liqüidação de sentença, custas e outros, utilizando cheques ou moeda corrente, para assegurar a quitação das dívidas. Pode acompanhar perícias requeridas. |
Nº da CBO: 3-93.60 | Título: Apontador de mão-de-obra |
Descrição resumida: Registra a freqüência da mão-de-obra, vistoriando os cartões de ponto, livros e outros apontamentos administrativos, para controlar a movimentação de pessoal na empresa: | |
Descrição detalhada: controla a freqüência da mão-de-obra, supervisionando o registro mecânico dos cartões de ponto ou outros registros, para constatar a entrada e saída da mesma; registra as horas trabalhadas, anotando-as em folhas de controle individual, a fim de fornecer dados para elaboração de folhas de pagamento; registra as ocorrências diárias em formulários próprios, carimbando atrasos, declarando faltas justificadas e não justificadas, férias, folgas, licenças e outros afastamentos legais, para cumprir exigências trabalhistas; inspeciona a documentação legal do pessoal, verificando Carteiras de Trabalho, Carteira de Saúde, seguros, declarações e outros papéis oficiais, para manter os mesmos atualizados; registra as vagas existentes nos postos de trabalho, anotando as baixas de Carteiras de Trabalho, trabalhadores em experiência e vencimentos de contratos, para providenciar o preenchimento das mesmas; elabora relatórios-resumos do trabalho analisado, apresentando em dados quantitativos as ocorrências registradas, apontando deficiências e irregularidades, para possibilitar a visualização dos aspectos administrativos. |
Nº da CBO: 3-93.70 | Título: Apontador de produção |
Descrição resumida: Registra dados relativos ao desenvolvimento da produção, transcrevendo, em impressos apropriados, números de referência, quantidades, tempo e outros informes necessários, para permitir a apuração e análise dos custos operacionais: | |
Descrição detalhada: preenche formulários próprios, indicando as características de pessoal, mecânicas e técnicas, referentes à produção, para possibilitar o acompanhamento do processo produtivo; controla o desempenho do trabalho em cada fase de produção, anotando a hora de início e término do mesmo em cada operação, a fim de fornecer dados para o estudo de tempos e movimentos; elabora dados comparativos entre os tempos-base de produção e os tempos-padrões existentes, realizando cálculos estatístico-práticos e aplicando fórmulas técnicas, para permitir a análise de tempo da operação; apura a produção diária do setor, anotando em formulários as quantidades de peças produzidas e fases realizadas durante o trabalho, para manter o controle dentro do programa estabelecido; elabora relatório sobre o andamento da produção, apresentando as ocorrências surgidas no período, como paradas de máquinas, falhas de ordem técnica e administrativa, para manter informado o setor competente, para a tomada de providências cabíveis. |
Nº da CBO: 3-93.80 | Título: Auxiliar de serviços de importação e exportação |
Descrição resumida: Organiza pedidos de compra e/ou venda de mercadorias ao exterior, discriminando-as por tipo, qualidade e quantidade, redigindo comunicações diversas, fazendo tramitar os documentos necessários, para possibilitar a importação e exportação dessas mercadorias de acordo com a legislação vigente e com as normas da empresa: | |
Descrição detalhada: redige cartas, telegramas, telex e outras comunicações, preparando minutas e ditando-as ou redigindo-as manualmente, para possibilitar a tramitação de pedidos de importação e exportação ou a solicitação de alterações; prepara os pedidos, registrando quantidades, peso e preço unitário e efetuando a descrição da mercadoria, a fim de encaminhá-los aos setores competentes para que se cumpram as exigências e disposições legais; calcula o preço total de cada item em moeda estrangeira, adicionando a cláusula comercial, a data e a modalidade de embarque e efetuando cálculos de frete e seguro correspondente, para detalhar todos os informes; classifica a mercadoria segundo as tarifas alfandegárias, observando seu enquadramento e terminologia, para evitar problemas relacionados com o embarque e liberação das mercadorias; mantém contatos com despachantes, bancos particulares, órgãos oficiais e alfândega, fazendo- o pessoalmente ou por telefone, para tratar de assuntos relativos à abertura de cartas de crédito, compras cambiais e desembaraços alfandegários; mantém arquivo de catálogos e literatura técnicos, classificando os documentos de acordo com o sistema de classificação adotado, para permitir um controle sistemático dos mesmos; analisa as publicações oficiais, estudando leis, decretos, portarias e outros, para aplicar as disposições sobre taxas cambiais, situações no porto, modificações de artigos e alíquotas das tarifas da alfândega. |
Nº da CBO: 3-93.85 | Título: Despachante aduaneiro |
Descrição resumida: Efetua, na qualidade de representante de empresários, diversas tarefas referentes à importação de mercadorias, análise e preenchimento de documentação, cálculo de taxas e tributos e conferências e desembaraços dos produtos, baseando-se em normas, manuais e formulários específicos e procedimentos de rotina, para cumprir exigências fiscais, obter rápida liberação das mercadorias e ressalvar os interesses do Erário e do cliente: | |
Descrição detalhada: analisa o documento de compra à vista da legislação aduaneira, as exigências da marcação dos volumes e alternativas, compulsando a documentação e os manuais aduaneiros, para evitar exigências fiscais demoradas ou onerosas; posiciona as mercadorias em relação à classificação tarifária, transcrevendo da tarifa aduaneira as posições das várias mercadorias, para possibilitar o recolhimento correto do imposto; coteja a documentação de importação com a respectiva guia, examinando-as atentamente, para assegurar-se do acerto da classificação; prepara a declaração de importação e a documentação de remoção e declaração de admissão ou nacionalização, preenchendo os formulários oficiais específicos, para possibilitar o trâmite legal e o regime especial, respectivamente; calcula o montante de frete, ou taxas de Marinha Mercante e portuários, tomando por base as pautas específicas fornecidas pelos órgãos autorizados, para permitir ao importador seu desencaixe; registra e acompanha a documentação de embarcação/remoção, numerando e historiando na repartição os documentos preenchidos, para permitir o andamento burocrático da liberação; efetua o pagamento de tributos específicos de importação, recolhendo as importâncias em cheque ou moeda corrente, para obter a liberação fiscal final; efetua a conferência física dos volumes e da mercadoria, examinando, sob supervisão da fiscalização de tributos, os volumes armazenados, para assegurar ao Erário Público a exatidão do recolhimento e localizar possíveis irregularidades; efetua o registro e processamento dos casos de avarias ou faltas, numerando-os e historiando-os, para ressarcir o prejuízo do importador junto à companhia seguradora; desembaraça aduaneiramente os volumes e a documentação própria, lançando a verba do desembaraço nas vias da declaração de importação, para ensejar a entrega das mercadorias aos proprietários; entrega os volumes liberados ao serviço de transporte, fornecendo um memorando de autorização para o transporte, para possibilitar o encaminhamento das mercadorias até os depósitos dos importadores; efetua nos recintos aduaneiros ou entrepostos o controle da descarga direta, da remoção dos volumes e do procedimento de admissão, verificando a quantidade descarregada, seu envio e recebimento de entrepostagem, para salvaguardar os interesses dos importadores quanto às mercadorias e assegurar as melhores condições de guarda das mesmas. Pode intervir no desembaraço e despacho de mercadorias importadas e exportadas, outras operações de comércio exterior e desembaraço de bagagens de passageiros realizados por qualquer via. |
Nº da CBO: 3-93.90 | Título: Outros auxiliares de escritório e trabalhadores assemelhados |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os auxiliares de escritório e trabalhadores assemelhados não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que preparam ou revisam listas de endereços, guias de telefones e outras listas de nomes e endereços extraídos das cartas recebidas, fichas, faturas e outros documentos; os que desempenham serviços gerais de escrituração em escritórios técnicos de engenharia, edificações ou arquitetura; os que cuidam da tramitação de documentos relativos à compra de bens móveis e imóveis, passaportes e outros, junto às repartições competentes. |