Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza

CBO - Tabela de Ocupações
TRABALHADORES DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, OPERADORES DE MÁQUINAS, CONDUTORES DE VEÍCULOS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) TRABALHADORES DE COSTURA, ESTOFADORES E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) Chapeleiros

Descrição

Os trabalhadores deste grupo de base confeccionam chapéus e lhes dão total acabamento. Suas funções consistem em: confeccionar chapéus de senhora de diversos materiais, como feltro, seda e veludo; manejar máquinas de estirar cones de feltro para obter diversas formas de chapéus. Os trabalhadores que se dedicam à confecção de chapéus de palha estão classificados no grupo de base 9-42 cesteiros, confeccionadores de produtos de vime, junco e bambu e trabalhadores assemelhados.

Tabela de Ocupações
Nº da CBO: 7-93.20Título: Chapeleiro de senhoras
Descrição resumida: Confecciona chapéus, empregando feltro, seda, veludo ou materiais análogos servindo-se de instrumentos manuais ou máquinas industriais, para possibilitar sua utilização como ornamento ou proteção:
Descrição detalhada: estuda as características do artigo a confeccionar, examinando desenhos e especificações, para orientar-se sobre a execução do trabalho; confecciona as formas dos chapéus, utilizando gesso ou outro material adequado, para obter o formato desejado; risca o modelo sobre o material, utilizando giz ou outro utensílio, para orientar-se no corte, corta o material, utilizando máquinas ou outros instrumentos apropriados, para obter as partes que formarão o chapéu; arma as diferentes partes, costurando-as, para conformar o chapéu; reforça as partes do chapéu, utilizando arame ou outro material análogo, prendendo-o à mão ou à máquina, para dar ao chapéu o feitio idealizado; coloca os forros, guarnições, adornos e outros complementos, utilizando instrumentos ou máquinas apropriadas, para dar o acabamento ao chapéu. Pode transformar ou consertar chapéus.

Nº da CBO: 7-93.90Título: Outros chapeleiros
Descrição resumida: Incluem-se aqui os chapeleiros não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que manejam máquinas de estirar cones de feltro para obter diversas formas de chapéus; os que confeccionam quepes e bonés; os que desenham e cortam os padrões para chapéus.