Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza

CBO - Tabela de Ocupações
TRABALHADORES DAS PROFISSÕES CIENTÍFICAS, TÉCNICAS, ARTÍSTICAS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) MÚSICOS, ARTISTAS, EMPRESÁRIOS E PRODUTORES DE ESPETÁCULOS
seta_1.gif (1161 bytes) Artistas de circo

Descrição

Os trabalhadores deste grupo de base realizam diversos tipos de representações, para divertir o público em circos e em outros locais. Suas funções consistem em: executar pantomimas e contar anedotas; realizar truques de ilusionismo e prestidigitação; fazer demonstrações de força, equilíbrio e contorcionismo; executar exercícios acrobáticos.

Tabela de Ocupações
Nº da CBO: 1-75.20Título: Palhaço
Descrição resumida: Realiza pantomimas e outros números cômicos, comunicando-se com o público por meio de cenas divertidas, para entreter a platéia de circos ou de outras casas de diversão:
Descrição detalhada: caracteriza-se de palhaço, vestindo roupas extravagantes e empregando máscaras ou outros disfarces cômicos, para apresentar seus números; faz pilhérias, pantomimas e outras pequenas representações cômicas, orientando-se por instruções recebidas e pela própria imaginação, para proporcionar alegria aos espectadores; imita outros artistas ou personagens, fazendo gestos característicos, para divertir a assistência. Pode apresentar-se em clubes, festas familiares e celebrações públicas.

Nº da CBO: 1-75.30Título: Prestidigitador
Descrição resumida: Faz deslocar ou desaparecer objetos, e outros tipos de ilusionismo, executando ligeiros movimentos com as mãos, e de forma aparentemente inexplicável, para divertir platéias de circo, teatro, televisão e outros locais de espetáculo:
Descrição detalhada: realiza jogos de magia e prestidigitação, utilizando técnicas apropriadas da arte do ilusionismo, para entreter o público; efetua diversos truques e jogos de mãos, empregando cartas de baralho, caixas, lenços, pombos, chapéus e outros animais e objetos, para manter a sua platéia divertida. Pode especializar-se em determinados números de ilusionismo.

Nº da CBO: 1-75.40Título: Acrobata
Descrição resumida: Executa acrobacias e domonstrações de ginástica de solo, realizando exercícios de contorcionismo, força e equilíbrio, para divertir os espectadores de um circo, teatro e televisão:
Descrição detalhada: realiza saltos, cambalhotas e exercícios de equilíbrio, utilizando-se de barras, trampolim e outros meios, para entusiasmar e distrair os espectadores. Pode especializar-se em exercício de acrobacia sobre um cavalo ou bicicleta. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros artistas.

Nº da CBO: 1-75.50Título: Trapezista
Descrição resumida: Executa exercícios acrobáticos sobre o trapézio, saltando do mesmo para plataformas aéreas ou outro trapézio, dando saltos mortais ou fazendo acrobacias em vôo, para proporcionar entretenimento a pessoas, em espetáculos circenses ou semelhantes:
Descrição detalhada:  desempenha tarefas similares às que realiza o acrobata (1-75.40), porém é especializado em acrobacias de trapézio, realizando exercícios difíceis e espetaculares, como saltos mortais e acrobacias em vôo.

Nº da CBO: 1-75.90Título: Outros artistas de circo
Descrição resumida: Incluem-se aqui os artistas de circo não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que divertem o público domando feras e outros animais, como leões, tigres, elefantes e ursos; os que efetuam exibições de equilíbrio sobre a corda bamba ou sobre cabos suspensos a grande altura; os que executam malabarismos com bolas, jogos de paus, pratos e outros objetos; os que fazem acrobacias montados em cavalos.