Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza

CBO - Tabela de Ocupações
TRABALHADORES DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, OPERADORES DE MÁQUINAS, CONDUTORES DE VEÍCULOS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) TRABALHADORES DE COSTURA, ESTOFADORES E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) Bordadores e cerzidores

Descrição

Os trabalhadores deste grupo de base bordam, à mão ou à máquina, tecidos e materiais similares e cerzem peças de vestuário danificadas e peças afins. Suas funções consistem em: fazer bordados, à mão ou à máquina, de acordo com desenhos determinados ou seguindo sua própria iniciativa; cerzir as partes danificadas de peças, em tecido, para recuperá-las.

Tabela de Ocupações
Nº da CBO: 7-97.20Título: Bordador, à mão
Descrição resumida: Borda, à mão, roupas e outros artigos, utilizando agulhas, linhas, bastidores, dedal e dedeiras, para adornar peças de vestuário, roupas de cama e mesa e peças afins:
Descrição detalhada: coloca o tecido a ser bordado no bastidor, fixando-o adequadamente, a fim de prepará-lo para ser trabalhado; borda o tecido, combinando pontos de acordo com desenhos ou seguindo a própria iniciativa, utilizando agulhas e linhas de vários tipos e cores, para ordená-los. Pode riscar o desenho no tecido antes de começar a bordá-lo. Pode especializar-se em um ou mais tipos de bordados e ser designado de acordo com a especialização.

Nº da CBO: 7-97.30Título: Bordador, à máquina
Descrição resumida: Borda tecidos ou materiais análogos, manejando máquinas comum ou especial provida de uma ou várias agulhas, para adorná-los:
Descrição detalhada: examina a peça a ser bordada, levando em conta o tipo de bordado solicitado, para tomar conhecimento das características do trabalho a ser realizado; enche as bobinas com a linha adequada, enrolando-a por meio de um dispositivo mecânico, para abastecer uma parte da máquina; coloca a linha na máquina, fazendo-a passar pelas guias e pela agulha e fixando a bobina na lançadeira, a fim de aprontar a máquina para o trabalho; regula o ponto da máquina, manobrando dispositivos próprios, para adequá-lo ao tipo de bordado desejado; posiciona o material a ser bordado, preechendo-o à sapatilha da máquina, a fim de prepará-lo para ser trabalhado; aciona a máquina, manobrando pedal ou motor, e guiando o material sob a sapatilha provida de agulha ou agulhas, para bordar a peça; troca agulhas desgastadas e bobinas vazias, substituindo aquelas e enchendo estas, para garantir o perfeito funcionamento da máquina e a quantidade do bordado. Pode manejar uma máquina que borda várias peças ou vários motivos ao mesmo tempo.

Nº da CBO: 7-97.40Título: Cerzidor
Descrição resumida: Cerze peças de vestuário danificados e outras peças afins, em tecido, dando pontos de modo que não se notem ou mal se notem, utilizando agulhas e fios especiais, para recuperar as mencionadas peças:
Descrição detalhada: examina a peça a ser cerzida, observando a extensão da danificação e as características do tecido, para providenciar o material a ser utilizado; cerze as partes danificadas, manejando agulha e linha com a técnica requerida, utilizando fios da cor do tecido ou retirados do próprio tecido, para recuperar a peça.

Nº da CBO: 7-97.90Título: Outros bordadores e cerzidores
Descrição resumida: Incluem-se aqui os bordadores e cerzidores não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que se dedicam a marcar, com pontos determinados, roupas de cama e mesa, para hotéis e estabelecimentos similares.