TRABALHADORES DAS PROFISSÕES CIENTÍFICAS, TÉCNICAS, ARTÍSTICAS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS | |||
PROFESSORES | |||
Professores de ensino superior não-classificados sob outras epígrafes | |||
Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base dirigem estabelecimentos de ensino de nível superior e ministram aulas de disciplinas integrantes dos currículos do mesmo nível não-incluídas nos grupos de base precedentes.Suas funções consistem em: dirigir uma faculdade ou unidade similar, ensinar uma ou várias matérias especializadas, supervisionar práticas de laboratório e atividades similares e efetuar a avaliação do aproveitamento. Os trabalhadores que desenvolvem funções de direção de estabelecimentos que não sejam de ensino superior estão classificados no grupo de base 1-49, professores não-classificados sob outras epígrafes. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 1-39.15 | Título: Diretor de estabelecimento de ensino superior |
Descrição resumida: Dirige estabelecimentos de ensino superior, planejando, organizando, promovendo e supervisionando as atividades de natureza acadêmica, administrativa, comunitária e de desenvolvimento da unidade universitária que dirige, para assegurar o desempenho ordenado das atividades docentes e discentes: | |
Descrição detalhada: estuda a situação da faculdade e as necessidades do ensino, analisando os recursos disponíveis, para planejar a execução dos programas de trabalho; faz o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, elaborando cronogramas, fazendo orçamentos e estabelecendo objetivos, para submetê-lo à apreciação das autoridades competentes; supervisiona a execução dos serviços escolares, dos processos de admissão de alunos e do controle dos assentamentos oficiais ligados ao ensino, examinando livros, relatórios, requerimentos e documentos afins, para assegurar o bom andamento do ciclo letivo; planeja, orienta e fiscaliza as atividades administrativas e serviços da faculdade, promovendo a elaboração de orçamentos, prestação de contas e estabelecendo normas para uso dos recursos materiais e administrativos, a fim de concorrer para o processamento normal das atividades gerenciais; estabelece o regulamento interno da faculdade, traçando normas de disciplina, higiene e segurança, para propiciar ambiente adequado ao bom desempenho dos corpos docente e discente; mantém-se informado sobre a legislação vigente no tocante à educação e aos regulamentos administrativos, consultando códigos, editais e estatutos, para dirigir o estabelecimento segundo os padrões exigidos; comunica à reitoria ou a outra autoridade competente os trabalhos acadêmico-administrativos realizados na unidade que dirige, enviando relatórios e outros informes, ou prestando, pessoalmente, esclarecimentos, para manter informadas as autoridades interessadas. Pode requisitar, contratar ou demitir professores ou outros componentes dos corpos docente ou discente. Pode encarregar-se da direção de uma universidade e ser designado de acordo com a especialização. |
Nº da CBO: 1-39.20 | Título: Professor de topografia (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona topografia, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos condições de executar a delineação minuciosa de uma localidade ou do relevo de um terreno, com a posição de seus acidentes naturais ou artificiais: | |
Descrição detalhada: realiza pesquisas e estudos, recorrendo a documentos científicos e outras fontes de informação, para acompanhar a evolução das ciências, especialmente no que concerne aos estudos topográficos; prepara o plano do curso, determinando a metodologia a ser seguida de acordo com os objetivos visados, para obter o melhor rendimento do ensino; ministra as aulas, expondo os assuntos da matéria em estudo e propicionando discussões dos estudos topográficos em determinados campos do conhecimento e das atividades humanas; determina e supervisiona pesquisas, práticas de laboratório e atividades similares, dando orientações diretas ou indicando fontes de consulta, para ampliar nos alunos a vivência do método científico e dinamizar o ensino; elabora e aplica provas, testes e outros métodos usuais de avaliação, baseando-se nas aulas ministradas e nos estudos desenvolvidos pela classe, para formar um conceito de cada aluno. Pode pronunciar conferências sobre temas específicos de sua especialidade. Pode encarregar-se da organização e direção de uma faculdade ou de outro estabelecimento de ensino superior. Pode organizar e dirigir cursos extra-universitários. |
Nº da CBO: 1-39.30 | Título: Professor de geologia geral (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona geologia geral, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a formação necessária à aplicação dos estudos geológicos na identificação e resolução de problemas referentes à origem e formação de rochas e à análise de fósseis, bem como à prospecção e extração de minérios: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de geologia geral, orientando os alunos em pesquisas referentes à constituição, estrutura e história da crosta terrestre. |
Nº da CBO: 1-39.35 | Título: Professor de meteorologia ( ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona meteorologia, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a formação necessária à aplicação dos estudos meteorológicos em problemas de aviação, agricultura, construções e de navegação marítima e aérea: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de meteorologia, orientando os alunos no estudo das variações de temperatura, no estudo da umidade, das mudanças de forças e energias que acarretam os movimentos atmosféricos, dos aspectos físicos naturais do ar e em outros análogos. |
Nº da CBO: 1-39.40 | Título: Professor de astronomia (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona astronomia, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a formação necessária à aplicação dos estudos da matéria em questão, em problemas de navegação e em outras áreas do conhecimento e das atividades humanas: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de astronomia em seus diversos ramos ou em um ramo especial, como astronomia física, astronomia matemática, astronomia náutica ou astronomia sideral. |
Nº da CBO: 1-39.50 | Título: Professor de engenharia rural (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona engenharia rural, em cursos superiores de agronomia, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para proporcionar aos alunos a formação necessária à aplicação dos estudos da mencionada disciplina à arte do cultivo da terra: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de engenharia rural, orientando os alunos nos estudos técnico-científicos referentes à transformação do solo natural, visando à produção de vegetais úteis ao homem. |
Nº da CBO: 1-39.60 | Título: Professor de pesquisa operacional (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona pesquisa operacional, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e orientando a classe no desenvolvimento de técnicas específicas, para proporcionar aos alunos o desenvolvimento de técnicas inerentes ao estudo das áreas de produção, estocagem, transporte, mercado e outras relacionadas ao estudo em questão: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de pesquisa operacional, orientando os alunos no estudo e análise da produção, assim como dos assuntos mais diretamente relacionados com essa área. |
Nº da CBO: 1-39.65 | Título: Professor de fundamentos específicos da comunicação(ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona fundamentos específicos da comunicação, em cursos de ensino superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e desenvolvendo com a classe estudos e trabalhos científicos, para desenvolver nos alunos a capacidade crítico-analítica, o uso da linguagem, a imaginação, a criatividade e outras qualidades indispensáveis à aplicação dos princípios da comunicação em determinados campos da atividade humana: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de fundamentos específicos da comunicação, orientando os alunos em estudos e pesquisas referentes ao jornalismo, publicidade, editoração, cinema e a outras áreas relacionadas com a comunicação. |
Nº da CBO: 1-39.70 | Título: Professor de plástica (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona plástica, em cursos de artes plásticas ou afins, de nível superior, transmitindo os conteúdos teórico- práticos, pertinentes, indicando bibliografia e orientando a classe no desenvolvimento de técnicas apropriadas, para possibilitar aos alunos a aquisição dos conhecimentos e a progressão das habilidades necessárias à expressão e representação artística, nas suas formas de manifestação visual e tátil: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de plástica, orientando os alunos para a busca de novas formas de expressão e comunicação, através da criação de obras de arte que envolvam forma, cor e movimento. |
Nº da CBO: 1-39.80 | Título: Professor de metodologia da educação física e dos desportos (ensino superior) |
Descrição resumida: Leciona metodologia da educação física e dos desportos, em cursos de nível superior, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, indicando bibliografia e orientando a classe no desenvolvimento de técnicas específicas, para possibilitar aos alunos a aquisição dos conhecimentos e a progressão das habilidades necessárias à aplicação dos princípios da educação física ao desenvolvimento biológico e psicofisiológico das pessoas que deles precisarem: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o professor de topografia (ensino superior) (1-39.20), porém é especializado em ministrar aulas de metodologia da educação física e dos desportos, orientando os alunos em estudos e pesquisas relativos à recuperação psicomotora (através da ginástica de reabilitação), técnicas de jogos, anatomia do corpo humano, preparo físico e mental de crianças, adolescentes e atletas e em outros estudos similares. |
Nº da CBO: 1-39.90 | Título: Outros professores de ensino superior não-classificados sob outras epígrafes |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os professores de ensino superior não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os professores que dão aulas das disciplinas que compõem os currículos dos cursos de agronomia; comunicação social; teologia; turismo; música; filosofia; biblioteconomia; navegação aérea, marítima e fluvial. |