Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base editam livros e desempenham tarefas específicas no campo das relações públicas. Suas funções consistem em: examinar manuscritos de livros apresentados para publicação, fazer as recomendações pertinentes e editar a obra; preparar e supervisionar os programas de relações públicas; realizar outras tarefas afins. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 1-59.45 | Título: Editor de livros |
Descrição resumida: Executa as tarefas relativas à edição de livros, como o exame e seleção dos manuscritos, a discussão dos contratos, as indicações de alteração ou revisão dos originais e os serviços de impressão, estabelecendo os contatos necessários com autores ou seus representantes e com impressores, para possibilitar a divulgação de obras e assegurar as condições técnicas e financeiras da publicação: | |
Descrição detalhada: analisa manuscritos, como romances, novelas, biografias, coleções de contos, ensaios, poesias, enciclopédias, livros didáticos e outras obras literário-científicas, apresentadas pelos autores ou seus representantes, verificando a qualidade dos conteúdos, para formar um juízo sobre as referidas obras e decidir sobre as que deverão ser aproveitadas; determina as características técnicas de impressão, fazendo aos impressores as recomendações necessárias, para assegurar a qualidade gráfica e editorial da obra; negocia as bases dos contratos de publicação, discutindo as condições comerciais e de edição com os autores ou agentes e impressores, para estabelecer os recursos necessários à publicação e a participação na comercialização da obra; indica ou recomenda as alterações básicas que convém serem efetuadas nos manuscritos ou sua completa reelaboração, se necessário, recomendando, de comum acordo com o autor, modificações e cortes necessários a um encadeamento mais lógico dos conteúdos, para tornar a leitura mais aprazível e fácil. Pode revisar os textos para corrigir erros gramaticais ou defeitos de estilo e preparar os manuscritos para publicação. Pode negociar contratos com os autores para a publicação de suas futuras obras. |
Nº da CBO: 1-59.47 | Título: Agente publicitário |
Descrição resumida: Planeja a organização de campanhas publicitárias para agências de publicidade ou particulares, dirigindo e coordenando a redação dos textos e a elaboração dos trabalhos gráficos, plásticos e outros de expressão artística, para promover pela imagem, pela palavra ou pelo som as qualidades e a utilização de mercadorias, equipamentos e serviços: | |
Descrição detalhada: consulta o cliente ou os diretores da agência de publicidade com referência à campanha publicitária a ser desenvolvida, discutindo os aspectos relevantes, para determinar o tema geral, os objetivos a alcançar e os limites orçamentários; entra em contato com os encarregados dos diferentes departamentos especializados, discutindo as características gerais da campanha e estabelecendo planos de trabalho e previsões orçamentárias, para traçar as diretrizes gerais da campanha e assegurar à mensagem publicitária o máximo de rendimento e impacto; expõe aos clientes e aos seus superiores seu plano de ação, apresentando as diferentes etapas de planejamento e execução, para obter a aprovação dos mesmos; coordena a campanha publicitária, acompanhando o seu andamento, detectando falhas e corrigindo-as, para assegurar o êxito da mesma. |
Nº da CBO: 1-59.55 | Título: Relações públicas |
Descrição resumida: Organiza e dirige os programas de divulgação de uma empresa, preparando o material publicitário e selecionando os veículos de comunicação, a fim de despertar o interesse do público para o consumo de produtos ou utilização de serviços da mencionada empresa: | |
Descrição detalhada: elabora programas de relações públicas, verificando os meios de comunicação disponíveis e analisando os produtos ou serviços a serem promovidos, para estabelecer as atividades a desenvolver; determina tarefas ao pessoal vinculado ao setor de relações públicas, como o de redação e ilustração, explicando-lhe as características e finalidades do programa, para obter material de natureza informativo-publicitária; examina o material apresentado pelos redatores de anúncios, fotógrafos, desenhistas e demais colaboradores, analisando-os à luz do programa estabelecido e corrigindo-os, se necessário, para selecionar os textos, fotografias e ilustrações mais apropriados à consecução dos efeitos desejados; organiza os textos, ilustrações, fotografias e outros materiais selecionados, ordenando-os e correlacionando-os de acordo com os aspectos do produto ou serviço a ser enfocado e do veículo de informação a ser utilizado, para determinar a publicação, difusão ou exposição dos referidos materiais; toma parte em reuniões, recepções e outros acontecimentos significativos, procurando estabelecer contatos proveitosos com os demais participantes, para atrair clientes e promover os produtos ou serviços da empresa; organiza exposições, concursos, programas de visitas, reuniões sociais e outras atividades de relações públicas, dirigindo sua preparação e realização, para promover a empresa que representa e criar uma imagem favorável da mesma; representa seu empregador ou cliente em negociações com jornais, revistas, rádio, televisão e outros veículos de comunicação, discutindo as necessidades da empresa no campo promocional, para efetivar contratos de serviços de publicidade. Pode realizar palestras e programas promocionais em rádio e televisão. |
Nº da CBO: 1-59.70 | Título: Técnico em comunicação |
Descrição resumida: Organiza e dirige os programas de divulgação de uma empresa, através do controle de informações de seu interesse, propiciando assistência à chefia imediata da empresa, na área política de propaganda e publicidade, visando contribuir para manutenção de uma boa imagem institucional: | |
Descrição detalhada: desempenha tarefas similares às que realiza o relações públicas (1-59.55), porém é especializado em manter permanentemente o controle de noticiário a respeito da empresa, para eventuais providências, preparando esclarecimentos ao público em geral sobre dúvidas, críticas ou reclamações divulgadas pela imprensa, a fim de providenciar sua veiculação após aprovada pelo presidente da empresa. |
Nº da CBO: 1-59.90 | Título: Outros escritores, jornalistas, redatores, locutores e trabalhadores assemelhados não-classificados sob outras epígrafes |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os escritores, jornalistas, redatores, locutores e trabalhadores assemelhados não- classificados sob outras epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que reúnem o material e participam da redação e organização de enciclopédias; os que escrevem as letras de canções e de outras composições musicais. |