Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base desenvolvem funções científicas e técnicas não-consideradas nos grupos anteriores. Suas funções consistem em: dar conselhos de caráter técnico e jurídico sobre solicitações e concessões de marcas e patentes e orientar a sua aplicação; coordenar campanhas publicitárias; proceder a observações e estudos astrológicos; coordenar e realizar pesquisas e analisar a comercialização de produtos no mercado. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 1-99.20 | Título: Agente de marcas e patentes |
Descrição resumida: Conduz o processo de registro de marcas e patentes, prestando orientação técnica e jurídica, para permitir a obtenção dos direitos de propriedade dos mesmos: | |
Descrição detalhada: examina os desenhos, especificações e amostras das marcas e produtos apresentados, certificando-se de todos os detalhes constantes da solicitação, para julgar a possibilidade do registro solicitado; estuda os direitos de patentes outorgados a produtos similares ou afins, examinando as respectivas licenças e comparando amostras dos módulos, para decidir sobre possibilidades de concessão; prepara esboço e especificações necessárias ao exame do registro requerido, utilizando-se formulário-modelo, para obter a concessão do registro pleiteado pelo requerente; redige o texto de solicitação do registro legal da marca ou patente, seguindo as prescrições vigentes, para resguardar os direitos de propriedade da mesma; justifica as razões pelas quais são concedidos ou negados os direitos de patente ou marca, redigindo relatórios técnicos, para cientificar o solicitante. Pode representar o cliente ou a autoridade competente em audiências promovidas para analisar pedidos de patentes e marcas ou infrações dos direitos de propriedade industrial. |
Nº da CBO: 1-99.45 | Título: Analista de pesquisa de mercado |
Descrição resumida: Elabora, coordena e acompanha a execução de atividades de uma pesquisa coletando e analisando informações, a fim de identificar e disseminar dados: | |
Descrição detalhada: orienta a realização de pesquisas, determinando o tema a ser elaborado, para preparar diagnósticos globais e setoriais da atividade pesquisada; analisa e estrutura as informações coletadas, observando o plano já traçado para identificar as possibilidades comerciais do produto; efetiva levantamentos e diagnósticos, para implantação e acompanhamento na área técnica, elaborando ajustes e propostas, para encaminhá-las aos clientes; viabiliza os produtos, relacionando-os à utilização de informações, buscando a sua aquisição e liberação para uso público, diante do envolvimento nas negociações com diversas agências, a fim de elaborar e desenvolver produtos, e adequar informações do mercado; integra equipes técnicas interdisciplinares de execução, bem como coordena a implementação de produtos contratados, mantendo o relacionamento com os clientes, para elevar o nível de utilização dos produtos e sua sustentação comercial. Pode realizar negociações com produtores e usuários de informações urbanas em determinada atividade socio-econômica. |
Nº da CBO: 1-99.55 | Título: Analista de comercialização |
Descrição resumida: Realiza atividades dirigidas ao atendimento de uma demanda, à identificação e conquista de mercado e à sua manutenção, fazendo negociações técnico-comerciais, a fim de realizar a venda de produtos: | |
Descrição detalhada: elabora anteprojetos, analisando a demanda do mercado e propondo soluções, para atender às necessidades dos clientes; realiza pesquisas e testes de mercado, fazendo sondagens, para identificar as oportunidades de negócios; acompanha eventos, observando os diversos segmentos da informática, para diagnosticar tendências; identifica a clientela potencial, estudando a procura de mercado, para obter novos produtos e utilizar os disponíveis na empresa; avalia o desempenho dos produtos concorrentes, analisando-os, para adequar os produtos da empresa à realidade de mercado; propõe a criação de novos produtos, baseando-se nos resultados da análise de mercado e suas tecnologias existentes, para impulsionar a área de comércio da empresa; estabelece um programa de acompanhamento e controle, observando a coleta de informações sobre clientes e analisando as suas condições sócio-político-econômicas, para aferir os resultados em relação às metas estabelecidas. Pode negociar volumes, prazos e preços com os clientes. Pode definir a clientela de interesse, dentro do campo de atuação da empresa. |
Nº da CBO: 1-99.60 | Título: Astrólogo |
Descrição resumida: Faz previsões sobre acontecimentos futuros, baseando-se na posição dos astros em épocas determinadas e outros critérios, para satisfazer indagações pessoais ou do público em geral: | |
Descrição detalhada: estabelece o horóscopo das pessoas que o solicitam, baseando-se na posição dos astros, no dia e mês de nascimento do consulente, para definir traços de sua personalidade e anunciar sucessos ou fracassos em determinados setores de sua atividade; faz previsões de acontecimentos futuros na vida de indivíduos ou nações, seguindo critérios astrológicos, para orientar ou alertar os interessados. |
Nº da CBO: 1-99.90 | Título: Outros trabalhadores das profissões científicas, técnicas, artísticas e trabalhadores assemelhados não-classificados sob outras epígrafes |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os trabalhadores das profissões científicas, técnicas e artísticas e trabalhadores assemelhados não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que atuam no campo publicitário, procurando a melhor forma visual de atingir o público consumidor. |