Descrição | |
Os trabalhadores deste grupo de base executam tarefas em serviços de contabilidade e financeiros não incluídas nas anteriores epígrafes deste subgrupo. Suas funções consistem em: calcular os custos de mão-de- obra, materiais, despesas gerais e outras despesas operacionais; calcular os salários a serem pagos aos empregados de acordo com o regime de trabalho e as bases de cada um; analisar fichas cadastrais e demais documentos de clientes para fins de crédito e cobrança; efetuar cobranças de montantes devidos a empresas, emitir notas de venda ou transferência, faturas, guias de remessa e outros documentos relacionados à movimentação de produtos. |
Tabela de Ocupações |
Nº da CBO: 3-39.20 | Título: Calculista de custos |
Descrição resumida: Calcula os custos reais de materiais, produtos ou acessórios de manufatura e revenda, comparando-os com pré-cálculos baseados nos planos de fabricação, mão-de-obra, padrões e oscilações do mercado superior, para constatar as causas dos custos altos ou baixos e determinar, por estimativa, o preço da venda dos produtos: | |
Descrição detalhada: procede à seleção e análise dos comprovantes que devem ser utilizados, como registros das horas de trabalho, relação de funcionários, registros de produção, inventário de estoque e gráficos de funcionamento, extraindo os dados necessários, para realizar os cálculos; calcula os custos unitários das diferentes operações ou dos diferentes produtos, procedendo de acordo com as técnicas requeridas, para apresentar os resultados obtidos na forma requisitada; elabora levantamentos do custos da produção, observando as fases de fabricação e suas características, efetuando o levantamento de equipamentos, mão-de-obra, materiais e examinando a variação de custos, para estudar a possibilidade de reduzi-los; observa os custos reais dos produtos, comparando-os com as estimativas, para estabelecer os preços de venda e justificar sua elevação pela demonstração dos reajustes verificando nos fatores de produção; compila elementos de custos, ordenando-os adequadamente, para atender a solicitações de órgãos governamentais de função normativa, fiscal ou estatística. Pode elaborar levantamento e mapas demonstrativos através de dados estatísticos. Pode preparar um relatório geral, indicando os custos totais, os preços de vendas e os lucros. Pode controlar o efetivo de empreiteiros usando custos e número de homens/hora vendida. |
Nº da CBO: 3-39.25 | Título: Analista de crédito e cobrança |
Descrição resumida: Analisa as fichas cadastrais e demais documentos de clientes, pessoa fisica ou jurídica, examinando extratos contábeis, financeiros e outros informes comerciais, para assegurar o cumprimento do sistema de crédito e cobrança nos prazos estabelecidos: | |
Descrição detalhada: analisa propostas de clientes, examinando demonstrações de contas, aplicações financeiras e aplicações em material de manutenção, para determinar limites de crédito ou sua rejeição; orienta investigações de crédito, determinando pesquisas em bancos, em companhias financeiras e em outras entidades que possam fornecer referências comerciais e dados adicionais, para utilizá-las na análise do valor proposto pelo cliente; emite pareceres sobre as propostas analisadas, indicando a viabilidade dos documentos e opinando sobre as soluções referentes a cada caso, para encaminhá-los ao setor competente; estuda sistemas de cobrança, verificando os elementos principais dos mesmos e os fatores que implicarão atrasos de pagamentos, para tirar conclusões sobre a aplicação no mercado financeiro; orienta sobre aplicação de processos no sistema de cobrança, indicando os fatores que devem ser reformulados, para possibilitar a captação dos recursos creditados; colabora na política adotada, participando no desenvolvimento de programas e procedimentos relativos a créditos comerciais e planos financeiros especiais, a fim de contribuir para a melhor solução dos problemas apresentados e a maior rentabilidade da empresa; organiza e desenvolve propostas de clientes, ordenando a documentação, classificando as operações financeiras e estabelecendo índices analíticos, para apresentá-las à autoridade em créditos especiais; analisa e interpreta números e referências constantes de cadastro de clientes, visando aferir seu grau de risco creditício, para permitir a adequada tomada de divisão quanto à concessão do empréstimo; realiza análise da situação econômico-financeira de clientes, pessoa fisica ou jurídica, consultando dados cadastrais, avaliando resultados de análises e balanços, para determinar o risco das operações e potencialidade dos clientes para fins de decisões de concessões de crédito; revisa, quando necessário, operações de crédito efetivadas, verificando condições e formas de concessão, para atender à determinação superior. |
Nº da CBO: 3-39.30 | Título: Calculista (folha de pagamento) |
Descrição resumida: Calcula, numa empresa, o montante a ser pago a cada empregado, verificando o número de horas de serviços ou o trabalho realizado, e seguindo prescrições a respeito, para cumprir disposições vigentes de natureza trabalhista e social, e normas internas: | |
Descrição detalhada: elabora as folhas de pagamento, calculando o montante devido de cada funcionário e os descontos correspondentes a impostos e contribuições prescritas, para assegurar, na forma correta, a remuneração dos empregados e o recolhimento das taxas; toma as medidas referentes à dispensa de funcionários, calculando pagamentos e descontos e efetuando registros em documentos, para preencher os dispositivos legais; executa outras tarefas pertinentes ao departamento de pessoal, como preenchimento de guias e documentos destinados à informação e controle de órgãos públicos, orientando-se por normas estabelecidas e experiência própria, para atender às necessidades da empresa no que concerne ao cumprimento da legislação trabalhista vigente. Pode substituir o encarregado de departamento de pessoal na ausência deste. |
Nº da CBO: 3-39.50 | Título: Faturista |
Descrição resumida: Emite notas de venda ou transferência, faturas, guias de remessa e minutas de despacho, consultando os valores dos impostos, preenchendo-as manualmente ou à máquina, com base nos dados contidos nos pedidos, para cumprir as exigências fiscais de movimentação externa de produtos e propiciar controle contábil: | |
Descrição detalhada: verifica os dados constantes dos pedidos de produtos a serem expedidos, atentando para o tipo, quantidade e valor dos mesmos e consultando a legislação vigente, para calcular os impostos a serem lançados nas notas fiscais de venda ou transferência, e outros; emite notas fiscais de venda ou transferência e outros documentos relacionados, transcrevendo nos mesmos informações relativas aos tipos de produto, quantidade, valores unitários, de impostos e totais, e nome e endereço do destinatário, para cumprir as exigências internas e legais pertinentes à expedição de produtos; encaminha às áreas competentes cópias dos documentos emitidos, levando-as pessoalmente ou enviando-as por meio de sistema interno de transporte de documentos, para propiciar meios necessários ao transporte de produtos e à escrituração contábil e fiscal dos mesmos; arquiva cópias dos documentos emitidos, dispondo-as em pastas apropriadas por tipos e em ordem numérica, para permitir consultas e levantamentos de informações; controla o estoque de talões de notas fiscais e outros relacionados, verificando as quantidades existentes e requisitando as que se fizerem necessárias, para assegurar a execução dos trabalhos inerentes a sua função. Pode ajudar na conferência dos produtos a serem expedidos. |
Nº da CBO: 3-39.60 | Título: Cobrador |
Descrição resumida: Efetua cobrança de valores devidos à empresa ou instituição, visitando clientes, para recolher o pagamento relativo a produtos e serviços adquiridos ou a contribuições: | |
Descrição detalhada: informa-se das cobranças a serem efetuadas, examinando roteiro ou instruções fornecidas, para orientar-se na execução das tarefas; visita os clientes da empresa, seguindo o plano predeterminado, para efetuar a cobrança; cobra faturas, títulos e outros documentos devidos à empresa, assinando e entregando comprovantes, para receber o pagamento de produtos vendidos ou serviços prestados ou de contribuições; mantém registro das importâncias recebidas e cobranças efetuadas, bem como do andamento de documentos em cobrança, anotando as ocorrências em formulários próprios, para possibilitar o controle e a prestação de contas assim como a apreciação oportuna do setor de crédito; encaminha os valores recebidos às fontes de arrecadação, procedendo de acordo com as normas da empresa, para ensejar a contabilização dos mencionados valores; prepara relatórios e quadros de atividades, baseando-se nos registros e anotações efetuadas no decorrer do trabalho, a fim de manter informado o setor competente e contribuir para a melhoria do sistema de crédito e cobrança. Pode especializar-se na cobrança de determinados valores ou de títulos, e ser designado de acordo com a especialização. |
Nº da CBO: 3-39.70 | Título: Auxiliar de seguros |
Descrição resumida: Efetua atividades de apoio na área de seguros, conferindo documentos, realizando cálculos, providenciando a abertura de processos de sinistros e vistorias, acompanhando audiência e atendendo à solicitação de segurados, a fim de proporcionar meios de continuidade à atividade-fim da empresa: | |
Descrição detalhada: realiza serviços de conferência, preenchimento e cálculos de apólices, endossos e liquidação de sinistros de ramos elementares, pessoas e demais modalidades, verificando propostas de seguros, pedindo o endosso e processos de sinistros, para dar cumprimentos às normas da empresa e órgãos reguladores do mercado; providencia mediante avisos de ocorrência recebidos, a abertura de processos de sinistros, anexando relatórios, inspeção e demais documentos afins, encaminhando-os ao setor competente, para proceder à análise de liquidação de sinistro e conseqüente liberação do pagamento de indenização; opera terminal de computador, digitando dados relativos a documentos de seguros, para proporcionar a emissão de apólices, endossos e relatórios diversos; preenche mapas de recibos de sinistros, consultando formulários de pagamento de indenização para manter um perfeito controle das atividades; analisa processos de sinistros referentes a veículos e/ou reclamantes, conferindo documentos e verificando valores de orçamentos acertados com oficinas, para identificar possibilidades de ressarcimento das indenizações a serem pagas; solicita a realização de vistoria, preenchendo formulários específicos, confirmando se a oficina é cadastrada na empresa e verificando se há problemas com a apólice ou endosso, a fim de subsidiar o inspetor quanto à autorização dos reparos; analisa processos de relatórios de vistoria, atentando para a relação entre o valor orçado e a importância segurada, estudando motivos de reparos não-autorizados e submetendo ao superior imediato, para definir a liberação dos mesmos ou determinar a perda total; estuda processos que envolvam terceiros, analisando a coerência entre as versões do segurado e do reclamante, e a compatibilidade das avarias existentes nos dois veículos com dados constantes do relatório de inspeção, para emitir correspondência ao segurado no que tange a sua responsabilidade pelo acidente, e liberar a execução dos reparos necessários ao veículo do reclamante; solicita a realização de sindicância nos casos que apresentem dúvidas quanto à veracidade das informações constantes no aviso de sinistro, confrontando-o com o relatório de inspeção, de forma a evitar fraudes contra a empresa; identifica, em processos que envolvam terceiros, casos em que os prejuízos dos danos materiais superem o valor do veículo sinistrado, analisando detalhadamente todo o processo e comparando com tabelas de preços de veículos, de modo a alertar o segurado quanto à necessidade de propor acordo com o declarante no que tange às despesas complementares; prepara processos de abertura de ressarcimento judicial, anexando a documentação necessária e solicitando autorização ao superior imediato, visando dar entrada junto ao serviço jurídico contratado, para atender às normas da empresa; acompanha resultados referentes a audiências realizadas, verificando relatórios emitidos pela área jurídica, para efetuar o pagamento de custos e reembolso inerentes ao processo; organiza pagamentos de comissões e reembolso a prestadores de serviços jurídicos, registrando números de sinistros, informações sobre pagamento de indenizações, comissionamento, e outros dados necessários, calculando valores a serem pagos, conforme ressarcimento obtido, para encaminhar à área competente; confere propostas, pedidos de cobertura, e respectivos endossos, baseando- se em tarifas, revistas técnicas e tabelas, verificando os valores do prêmio adicional de funcionamento, vigência da cobertura e códigos correspondentes, a fim de cumprir as normas de aceitação da empresa; efetua cálculos referentes a prêmios de seguros, resseguros e distribuição de co-seguros, utilizando regras preestabelecidas, aplicando taxas percentuais, preenchendo formulários padronizados, transcrevendo dados especificados em propostas de seguros e demais documentos, para enviar a outros setores da companhia; efetua a conferência de mapas, relatórios apurativos e de controle, confrontando lançamentos e verificando divergências de registros, para que sejam adotadas providências no sentido de solucionar os problemas apresentados; examina processos de sinistros mais simples, confrontando com tarifas e tabelas específicas, verificando sinistros de acordo com as condições de apólice, conferindo toda a documentação enviada, a fim de cumprir as normas de liquidação de sinistros; atende os segurados e reclamantes, através de telefone, prestando informações quanto a documentos pendentes, forma de liquidação do sinistro e cobertura da apólice, baseando-se em dados do processo e consultando terminal de vídeo e/ou arquivos, para esclarecer dúvidas e subsidiar a liquidação dos sinistros de perda parcial. |
Nº da CBO: 3-39.90 | Título: Outros trabalhadores de serviços de contabilidade, caixa e trabalhadores assemelhados não-classificados sob outras epígrafes |
Descrição resumida: Incluem-se aqui os trabalhadores de serviços de contabilidade, caixas e trabalhadores assemelhados, não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base, por exemplo, os que cobram aluguéis; os que manejam os fundos de uma empresa, mantendo registros das transações financeiras necessárias à gestão da mesma. |