Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza

CBO - Tabela de Ocupações
TRABALHADORES DE COMÉRCIO E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) CORRETORES, AGENTES DE VENDA DE SERVIÇOS ÀS EMPRESAS, LEILOEIROS E AVALIADORES
seta_1.gif (1161 bytes) Agentes de venda de serviços às empresas

Descrição

Os trabalhadores deste grupo de base vendem às empresas de publicidade, de limpeza ou outros. Suas funções consistem em: vender serviços, tais como informações sobre créditos, listas de endereços, serviços de imprensa, de proteção contra roubos e incêndios e serviços de limpeza.

Tabela de Ocupações
Nº da CBO: 4-42.20Título: Agente de venda de serviços às empresas
Descrição resumida: Promove, junto às empresas, um ou vários serviços, tais como informações sobre crédito, listas de endereços, serviços de imprensa, de proteção contra roubos e incêndios ou serviços de limpeza, entrevistando clientes, expondo-lhes as características e benefícios dos serviços, para efetuar sua venda:
Descrição detalhada: prepara listas de possíveis clientes, consultando listas telefônicas, cadastros, anuários e outras fontes de informações, para organizar os contatos a serem efetuados; visita os clientes em perspectiva, entrevistando- os e exibindo-lhes catálogos e planos e expondo-lhes as características e benefícios dos serviços, para inte- ressá-los na efetivação dos negócios; indica os preços e as condições de crédito dos serviços, oferecendo sob certas condições e dando outras informações sobre a provável evolução dos mesmos, para efetuar as vendas. Pode cobrar pagamento ou contas. Pode preparar formulários de contrato.

Nº da CBO: 4-42.30Título: Agenciador de propaganda
Descrição resumida: Promove espaços de publicidade em jornais, revistas, cartazes de anúncios, rádio, televisão e outros lugares, entrevistando anunciantes, expondo-lhes as vantagens e alcance dos meios ou publicações da própria firma ou de intermediários, para efetuar sua venda:
Descrição detalhada: prepara listas de possíveis clientes, consultando cadastros, anuários e outras fontes de informações, para organizar os contatos a serem efetuados; visita o anunciador em perspectiva, entrevistando-o, exibindo-lhe catálogos e planos e expondo-lhe as vantagens e alcance dos meios ou publicações de sua firma ou intermediários, para interessá-lo na compra de espaços e fechar contratos publicitários; examina as necessidades do cliente, verificando a forma mais conveniente de utilização das despesas destinadas à publicidade, para determinar os tipos de publicidade mais adequados; indica serviços especializados disponíveis para ilustração, redação ou para outras formas de apresentação publicitária, exibindo amostras ou fornecendo referências dos mesmos, para facilitar as negociações. Pode planejar campanhas especiais de publicidade. Pode comprar espaço ou horário para a publicação ou apresentação de uma campanha publicitária combinada.

Nº da CBO: 4-42.90Título: Outros agentes de venda de serviços às empresas
Descrição resumida: Incluem-se aqui os agentes de vendas de serviços às empresas não-classificados nas anteriores epígrafes deste grupo de base.