Ministério do Trabalho e Emprego Brasil - País rico é país sem pobreza

CBO - Tabela de Ocupações
TRABALHADORES DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, OPERADORES DE MÁQUINAS, CONDUTORES DE VEÍCULOS E TRABALHADORES ASSEMELHADOS
seta_1.gif (1161 bytes) TRABALHADORES DA USINAGEM DE METAIS
seta_1.gif (1161 bytes) Polidores de metais e afiadores de ferramentas

Descrição

Os trabalhadores deste grupo de base dão polimento às superfícies de metal e afiam ferramentas. Suas funções consistem em: operar máquinas fixas ou portáteis de alisar e polir metais, afiar ferramentas de corte em máquina afiadora; afiar instrumentos cortantes, como facas e instrumentos cirúrgicos, em rebolo; reparar e afiar lâminas de serras; afiar os dentes dos cilindros das cardas.

Tabela de Ocupações
Nº da CBO: 8-36.20Título: Polidor de metais
Descrição resumida: Maneja uma máquina fixa ou portátil provida de rebolo ou de ferramenta giratória em forma de escova circular, atuando nos comandos de partida e aplicando ingredientes abrasivos, para igualar e brunir superfícies de peças metálicas:
Descrição detalhada: seleciona o rebolo ou escova apropriada, baseando-se no desenho da peça, especificações ou outras instruções, para assegurar o bom resultado do trabalho; unta a ferramenta escolhida, utilizando cera ou outra substância, para facilitar o trabalho; instala a ferramenta, introduzindo-a e fixando-a no dispositivo indicado, a fim de equipar a máquina para o polimento da peça; põe a máquina em funcionamento, pondo em contato a ferramenta abrasiva com os diferentes lados da peça e pressionando-o conforme o estado da superfície e tipo de acabamento, para eliminar as imperfeições da superfície e obter o polimento desejado; substitui a escova ou rebolo, utilizando ferramentas próprias, para melhorar ou modificar o tipo de polimento. Pode limpar os objetos em banho químico, antes de poli-los.

Nº da CBO: 8-36.30Título: Afiador de ferramentas
Descrição resumida: Afia ferramentas cortantes empregadas nas máquinas de usinar metais, madeira e outros materiais, utilizando máquina provida de rebolo apropriado, a fim de prepará-las para operação de corte, desbaste, perfuração e outras pertinentes:
Descrição detalhada: posiciona e prende a ferramenta a ser afiada na mesa da máquina, utilizando dispositivos de fixação da própria máquina, para possibilitar a operação de afiamento; regula o suporte do rebolo, atuando nos dispositivos de controle, para assegurar a afiação correta da ferramenta; põe a máquina em funcionamento, atuando nos comandos manuais de velocidade e avanço, para colocar o rebolo em contato com o gume da ferramenta e afiar as superfícies de corte; detém a máquina, acionando os comandos respectivos, para retirar a ferramenta, uma vez afiada; modifica as condições de trabalho da afiadora, substituindo rebolos e posição da ferramenta a ser afiada, para atender às necessidades do trabalho. Pode completar a operação de afiar, utilizando equipamento manual. Pode trabalhar com tolerâncias mínimas e utilizar instrumentos para medida de precisão. Pode afiar, manualmente, ferramentas menos complexas, utilizando-se de rebolo de pedestal e conferindo medidas através de paquímetro, esquadro de ângulo e outros.

Nº da CBO: 8-36.40Título: Afiador de cutelaria
Descrição resumida: Afia ferramentas de corte manual, como facas, tesouras, machados, instrumentos cirúrgicos e outras, utilizando afiadora apropriada, a fim de prepará-las para posterior utilização:
Descrição detalhada: monta o rebolo adequado na afiadora, utilizando os dispositivos de fixação próprios da máquina, a fim de equipá-la para a operação; põe em funcionamento a afiadora, acionando o comando de partida, para possibilitar a movimentação do rebolo; põe o gume da ferramenta em contacto com o rebolo em rotação, atuando nos controles manuais do suporte de ferramenta, para executar o afiamento da peça; comprova o resultado da operação, movimentando convenientemente a peça e observando-a, para assegurar a obtenção do fio desejado; elimina as rebarbas do gume, utilizando manualmente pedras abrasivas, para completar a afiação da ferramenta cortante. Pode temperar as ferramentas afiadas. Pode ajustar as articulações de ferramentas de corte manual.

Nº da CBO: 8-36.50Título: Afiador de serras
Descrição resumida: Repara, trava e afia serras metálicas circulantes e de fita, utilizando ferramentas apropriadas, como martelo, equipamento de soldar, alicate de travar e máquina de afiar, para devolver à folha da serra suas condições de corte:
Descrição detalhada: elimina os dentes da lâmina da serra, cortando a seção danificada, para possibilitar a sua recuperação; une as duas extremidades da lâmina, chanfrando-as e colocando-as com solda forte ou oxiacetilênica, para recuperar a lâmina da serra; elimina reentrâncias, saliências e outras deformações, golpeando-as com martelo, para manter as superfícies planas da lâmina da serra; trava os dentes da serra, utilizando martelo e recalcador; prende a serra na máquina de afiar, utilizando mandris ou suportes, para possibilitar o afiamento da mesma; põe a máquina em funcionamento, acionando os comandos de partida e de controle, para aproximar o rebolo dos dentes da serra, com movimentos adequados e afiar um por um todos os dentes da mesma; retira da máquina a folha de serra afiada e a retoca à mão, utilizando ferramentas apropriadas, para dar-lhe o acabamento final. Pode recortar à circunferência de uma serra circular danificada e cortar novos dentes. Pode afiar serras a mão.

Nº da CBO: 8-36.60Título: Afiador de cardas
Descrição resumida: Repara e afia as pontas metálicas das cardas, limpando-as, consertando-lhes as partes danificadas e submetendo-as à ação de uma máquina provida de rebolo de esmeril, para dar-lhes ou devolver-lhes condições de utilização:
Descrição detalhada: extrai as pontas danificadas da guarnição da carda, utilizando ferramentas manuais adequadas, para repará- las; instala na máquina o rebolo adequado, fixando-o e fazendo os ajustes necessários, a fim de equipar a máquina para a operação; põe a máquina em funcionamento, manejando os controles de partida e de movimentação manual ou automática, para colocar o rebolo em contato com a peça e proceder ao afiamento de cada ponta; retira a ponta afiada, detendo a máquina e utilizando ferramentas apropriadas, para instalá-la na guarnição da carda. Pode efetuar a operação diretamente na carda, sem extrair as pontas danificadas. Pode trabalhar com ferramentas manuais.

Nº da CBO: 8-36.90Título: Outros polidores de metais e afiadores de ferramentas
Descrição resumida: Incluem-se aqui os polidores de metais e afiadores de ferramentas não-classificados nas epígrafes anteriores deste grupo de base, por exemplo, os que manejam máquinas que servem para polir rodas dentadas; os que operam máquinas que retificam com grande precisão as superfícies metálicas; os que brunem os metais, à mão e afiam facas e tesouras na via pública, utilizando máquina afiadora portátil.